10 dúvidas frequentes sobre seguro auto que você deve saber

Vai contratar um seguro de carro? Confira 10 dúvidas frequentes sobre seguro que você deve saber antes de contratar o seu e tome a melhor decisão no momento da contratação.

Proteger um bem é fundamental, porém com a exposição aos riscos apenas os seus cuidados podem não ser suficientes.

O seguro é uma forma de garantir essa proteção, por isso, separamos algumas dúvidas mais comuns sobre seguros para que possa esclarecê-las e assim contratar o seu.

10 dúvidas frequentes sobre seguro que você deve saber antes de contratar o seu

10 dúvidas frequentes sobre seguro auto

1 – O que é o prêmio do seguro?

O prêmio é o valor pago para ter o seguro, alguns parcelam o valor e o chamam popularmente de mensalidade. Essa é uma das principais obrigações do segurado e o que fará com que o risco seja transferido a seguradora.

2 – Quero contratar um seguro, mas a seguradora recusou a proposta. Isso pode acontecer?

Sim. As seguradoras podem recusar fazer o seu seguro por algum motivo, entretanto ela tem o prazo de 15 dias para fazer isso. Além de cumprir esse período é preciso que justifique o motivo que ocasionou a recusa.

3 – Fiz um seguro e sofri um sinistro. Qual o prazo para que seja paga a indenização?

As seguradoras começam a contar o prazo para pagamento da indenização após a comunicação e entrega dos documentos. A partir dessa data há 30 dias para que o valor seja pago.

Esse prazo pode ser suspenso se por algum motivo a seguradora solicitar novos documentos ou houve alguma dúvida que precise ser esclarecida.

4 – Posso parcelar o valor do prêmio do seguro?

O prêmio é o valor do seguro e as regras para pagamento desse valor são estabelecidas pela seguradora.

Normalmente quando o valor é pago à vista o segurado consegue um desconto, porém, esse valor pode ser parcelado. O número de parcelas pode variar de acordo com a negociação com a empresa que está oferecendo o seguro, em algumas situações é possível parcelar em até 12 vezes.

5 – Quando eu for renovar o seguro, posso trocar de seguradora?

Sim. É possível escolher com qual seguradora será feito o seu seguro, por isso, no momento de renovar faça uma pesquisa e verifique qual oferece o melhor custo-benefício.

6 – Qualquer carro pode ter um seguro auto?

Isso vai depender da seguradora aceitar o não o risco. Carros muito antigos, de colecionadores ou modificados podem não ser aceitos. Já os carros comuns de passeio e mais novos tem uma grande chance de serem segurados.

Para ter a certeza se o veículo poderá ou não ser protegido é preciso enviar uma proposta à seguradora e aguardar a aprovação ou recusa.

7 – Se eu estiver bêbado e bater o carro a seguradora vai me indenizar?

Não. Se estiver bêbado ou sob efeito de drogas a seguradora não irá pagar a indenização. Nesses casos o segurado deixa de cumprir com as suas obrigações com o seguro, descumprido a legislação de trânsito e assumindo os riscos.

8 – Posso contratar um seguro de vida mesmo estando doente?

No caso de doença pré-existente é possível contratar um seguro de vida, porém, a seguradora fará a análise se aceitará esse risco. Nos casos de aprovação da proposta é bem possível que o valor do seguro seja maior devido a doença.

9 – Existe alguma profissão que não é aceita no seguro de vida?

Sim. As seguradoras podem recusar assumir alguns riscos, isso envolve algumas profissões, por isso é preciso fazer uma consulta diretamente a seguradora.

10 – Quero fazer um seguro residencial. O valor é muito alto?

Diferente do que ocorre com o seguro do carro, o percentual cobrado nesses casos é bem abaixo dos 5% a 20%.

Para se ter uma ideia, o valor do seguro costuma corresponder entre 0,1% e 0,3% do valor do imóvel.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *