Guia para escolher o melhor seguro de carro, conforme seu perfil

6 de fevereiro de 2018

Escolher as coberturas certas é uma das maneiras de escolher o melhor seguro de carro para seu perfil. Veja outras dicas nesse guia que preparamos para você.

Conseguir escolher o melhor seguro de carro para o seu perfil pode ser uma tarefa difícil porque com tantas seguradoras oferecendo seus produtos e coberturas tão diversas, o consumidor pode ficar confuso.

Mas, você pode encontrar o seguro auto ideal com algumas dicas simples. Para não errar mais, veja o guia que montamos com todas as dicas que você precisa saber.

Guia para escolher o melhor seguro de carro, conforme seu perfil

Seguro auto x proteção veicular

Sim. O seguro auto é um produto que oferece algumas coberturas ao veículo como proteção contra roubo, furto, colisões e muitas outras.

Ele é vendido por seguradoras vinculadas a Susep, isso significa que a empresa segue algumas regras e possui autorização para a venda do seguro.

Quando o segurado adquiri esse tipo de produto, a seguradora assume todos os riscos, isso quer dizer que se ocorrer algum sinistro ela se responsabiliza em assumir todas as despesas conforme previsto na apólice.

Já a proteção veicular é oferecida por cooperativas ou grupos que se unem para oferecer algumas proteções para o veículo, algumas delas são iguais as comercializadas pelas seguradoras.

A diferença é que a proteção veicular não é regulamentada pela Susep, não estando sujeita as suas normas. Além disso, os riscos são divididos entre os cooperados, ou seja, quem também está buscando esse tipo de serviço para o veículo.

Assim, se ocorrer algum sinistros é usado o fundo reserva para reparar os danos e caso os recursos sejam insuficientes os segurados devem arcar com as demais despesas.

Compare as seguradoras

Muita gente apenas pesquisa sobre os seguros e coberturas disponíveis, esquecendo de analisar a empresa.

É muito importante fazer um levantamento sobre a reputação dela e como é o atendimento ao usuário, afinal, não vai querer ficar na mão quando precisar do seu seguro auto.

Escolha as coberturas que precisa

O seguro ideal para o seu perfil é aquele que contempla todas as coberturas que você necessita no cotidiano.

Faça uma análise da sua rotina como para que você usa o carro, quais horários, quais riscos está mais exposto, as facilidades que poderiam te ajudar, entre outros.

Somente depois de ver as suas necessidades é que poderá saber de quais coberturas precisa. Na dúvida é melhor contratar a mais, porém, cuidado para não exagerar, pois o valor do seguro pode ficar bem elevado.

Quais coberturasque podem ser conseguidas com o seguro auto

  • Roubo
  • Furto
  • Colisão
  • Incêndio
  • Desastres naturais
  • Danos a terceiros
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP)
  • Blindagem
  • Vidros
  • Kit gás
  • Carta verde
  • Higienização em casos de alagamento, entre outros.

Cuidado com as coberturas e serviços adicionais

Existem uma série de coberturas que podem ser contratadas como adicionais, mas como já dito você deve apenas escolher as que precisa.

A regra é a mesma para quando vai contratar alguns serviços extras outros seguros como o residencial.

Tenha carro reserva se depende do veículo

Se você precisa do seu carro e não pode ficar sem ele, é bom pensar em ter acesso ao carro reserva.

Muitas seguradoras ofertam como padrão o período de 7 dias de acesso a esse benefício, porém, muitas vezes ele pode ser estendido.

Se trabalha com o carro ou não tem outro meio de transporte é melhor optar pelo período máximo disponível.

Guia para escolher o melhor seguro de carro, conforme seu perfil

Escolha a franquia adequada

O valor do prêmio, ou seja, o valor do seguro todo mundo olha, mas a franquia acaba ficando esquecida.

Essa é uma participação que o segurado deve pagar quando sofre um sinistro parcial. Ela pode ser normal, a franquia padrão ofertada pelas seguradoras.

Mas, como nesse ponto há uma flexibilidade ela pode ser aumentada ou reduzida. Isso significa que quem tem um alto risco de sofrer um sinistro pode optar por uma franquia com valor menor, não tendo um grande impacto financeiro caso algo ocorra com o veículo.

Já se a pessoa possui um bom histórico ao volante, pode aumentar o valor da franquia já que a possibilidade dela ser usada é pequena. Com isso se tem a vantagem de diminuir o valor do prêmio.

Compare os valores e escolha o que caiba no seu orçamento

Os valores também interferem na hora de escolher o melhor seguro de carro, isso porque eles precisam caber no seu orçamento.

De nada adianta optar por um seguro que não terá condições de pagar, pois a inadimplência pode levar ao cancelamento.

O ideal é simular cotações em diferentes seguradoras, usando como base as coberturas que necessita. Ao fazer isso terá diferentes propostas e poderá encontrar o melhor valor.

Seja sincero no formulário

O formulário de perfil que se preenche não serve apenas para ajudar a calcular os riscos e o valor do seguro, mas, para entender o que cada segurado precisa.

Quanto mais preciso for nas suas respostas maior a chance de contratar um seguro ideal para o seu perfil. Isso porque o corretor ao fazer a análise da resposta pode indicar um seguro mais adequado.

Entenda a área de abrangência que irá precisar

Um grande erro é achar que ao ter acesso aos serviços de assistência 24 horas como guincho, eles irão te atender em todo o país.

É preciso verificar qual a cobertura ou alcance da quilometram que se tem direito. Isso porque, muitas vezes o alcance se limita a uma certa distância de sua residência.

Se tem o hábito de viajar bastante pelo país, é mais conveniente optar por um serviços de assistência que tenha uma cobertura nacional, mesmo que o preço seja um pouco mais elevado.

Analise se terá benefícios e descontos

Os programas de benefícios que oferecem descontos em parceiros pode ser de grande ajuda. Isso porque eles podem ajudar a economizar nas tarefas do dia a dia e acabar abatendo o que foi pago no seguro.

Sem falar que alguns desses benefícios podem facilitar a sua rotina, como garantir desconto em estacionamentos e evitar que você fique rodando para encontrar uma vaga para não ter que pagar um valor elevado.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *