Prós e contras de fazer os serviços do carro em casa

Fazer os serviços do carro em casa pode ser mais barato, mas os riscos também aumentam. Conheça os prós e contras de fazer os serviços do carro em casa.

Ter um veículo gera custos. Isso é um fato, porém, para economizar em alguns itens, muitos optam por fazer os serviços do carro em casa.

Isso ocorre na maioria das vezes por questões financeiras, até porque encontrar uma oficina mecânica especializada não é uma tarefa difícil.

Prós e contras de fazer os serviços do carro em casa

E é mais comum do que se imagina. Na Austrália, fizeram um estudo para entender esse hábito entre os motoristas. Por lá, cerca de 16% realizam todas as manutenções.

A grande questão é que não se deve pensar apenas no bolso, é preciso ter conhecimento necessário para mexer no carro e não causar mais estragos.

Se você é um defensor de que o carro deve ter os serviços realizados em casa ou na oficina, veja os prós e contras de cada um.

Prós de fazer os serviços do carro em casa

É muito mais barato

Você não precisará gastar com mão de obra, apenas com as peças de reposição. Isso pode gerar uma economia significativa, ainda mais se fizer a conta a longo prazo.

Você pode aprender sozinho

Hoje, com a internet é possível aprender de tudo. É possível encontrar tutoriais completos para que consiga fazer pequenas manutenções, sem nem precisar ter um conhecimento prévio sobre o veículo.

Algumas substituições não têm segredo

Trocar a lâmpada do farol, filtro de ar e outros itens acabam sendo bem simples. Em alguns casos, basta a intuição para fazer a troca.

Contras de fazer os serviços do carro em casa

Você pode perder a garantia

Se o seu carro ainda está dentro do período de garantia, ele só pode ser revisado em uma oficina credenciada da montadora e por profissionais capacitados.

A partir do momento que você resolve fazer essas manutenções, por mais simples que sejam, pode colocar a sua garantia à prova.

Seu seguro pode negar a indenização

Se sofrer algum sinistro e for identificado que isso foi por conta de problemas mecânicos ou alterações indevidas no veículo, a indenização é negada. Por isso, só faça reparos em oficinas se não quiser ficar desprotegido.

Você pode não encontrar o problema

Por mais que siga tutorias e veja comentários de outros usuários, pode não conseguir encontrar o problema no carro.

O pior é que pode acabar mexendo onde não devia e causar danos ainda maiores.

É preciso ter tempo

Se tem uma vida corrida e lhe falta tempo, fazer a manutenção no carro não é uma opção.

Por não ser um profissional, demorará mais do que o normal para fazer um simples reparo e isso pode levar horas.

O barato pode sair caro

Se por um descuido fizer alguma coisa errada, pode quebrar peças ou então colocar o carro em risco de um incêndio ou pane elétrica.

Caso algumas dessas coisas aconteçam, a troca de uma peça que custava R$ 30,00 pode acabar te dando um prejuízo 1.000 vezes maior.

Você não tem os equipamentos necessários

Por mais que você tenha uma maleta de ferramentas, nem sempre terá tudo o que precisa. E improvisar para substituir as ferramentas será uma tarefa bem difícil.

Você se coloca em risco

Existe um certo perigo ao mexer no carro, pois ele pode pegar fogo, você pode tomar um choque ou ele pode cair sobre você se estiver fazendo a manutenção embaixo dele.

Se não tem os equipamentos e conhecimentos necessários, esse risco será ainda maior.

E você, costuma fazer a manutenção do carro em casa?

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *