Endosso ou um novo seguro. O que é melhor quando ocorre mudança na apólice

Será que é melhor um endosso ou um novo seguro quando há mudança na apólice? Tire suas dúvidas e escolha a melhor opção para você.

 Endosso ou um novo seguro. O que é melhor quando ocorre mudança na apólice

Com mais um ano chegando ao fim, é comum planejarmos mudanças para o novo ano, e dentro do planejamento familiar pode constar a troca de carro. Porém mudar de carro requer alguns cuidados, como o seguro.

Qualquer alteração nas condições de contrato de um seguro auto gera um endosso, que nada mais é que uma “retificação” do contrato em vigor, ou seja, você segurado deverá procurar sua corretora para alterações que queira realizar em seu contrato de seguro.

Durante o prazo em que seu carro ficar sem o seguro, você vai ficar resguardado pelos prejuízos que sofrer com o seu veículo. Os tipos de coberturas que você possui apólice, é o que vai determinar o que você receberá caso ocorra um sinistro. A validade de seu seguro vai começar e terminar 24 h depois das datas indicadas na apólice.

Como fazer o endosso no seguro?

Se possui um seguro auto e vai vender o carro, transferir para outra pessoa ou mudar qualquer uma das informações constantes na apólice, por exemplo, o endereço residencial é preciso fazer um endosso.

Isso quer dizer que se deve entrar em contato com a seguradora, e passar essas informações para que seja feito com um novo documento que estabelece a mudança da apólice do seguro. As informações devem estar bem especificadas para que não gere problemas futuros.

A própria seguradora é quem gera esse documento e anexa a apólice.

Esse novo seguro pode mudar as minhas coberturas?

No geral, esse endosso serve para mudar as características do motorista e não as coberturas.

Caso queira alterar as coberturas oferecidas pela seguradora, vale a pena repensar em um novo seguro.

É mais simples fazer o endosso ou contratar outro seguro?

A decisão depende do segurado, pois, caso seja do interesse do mesmo manter o antigo carro, é valido contratar um novo seguro para o carro novo. Mas se for o caso de vender o carro antigo, será necessário um endosso.

O endosso é calculado em função das condições e dos prêmios vigentes à data de alteração do contrato de seguro. Alguns endossos podem gerar alterações nas condições do seguro e/ou no valor da franquia e/ou no prêmio do seguro, que poderá promover restituição ou cobrança adicional de prêmio ao segurado. Cabe deixar claro que a seguradora estabelece prêmios mínimos para cobrança.

A única cláusula do endosso que não pode ser retificada é a para inclusão/exclusão da cobertura colisão e incêndio. O prêmio ou a restituição referente ao endosso não implica a suspensão do pagamento das parcelas originais da apólice.

Será cobrado custo de emissão do endosso sempre que houver movimentação de prêmio.

Quando é mais vantajoso fazer um novo seguro?

Um novo seguro é mais indicado para quando se quer mudar muito as características do seguro.

Nesse caso, o ideal é aguardar acabar a validade da apólice para contratar um novo seguro ao invés de apenas renovar o que já se possui.

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9 Comentários

  • Moacir de Castro says:

    Bom dia. Gostaria de obter uma informaçao com relaçao ao seguro do meu carro. Estou trocando de carro, o meu corretor informou nao haver endosso para o novo carro, so que estou pagando endosso do atual carro, se eu vende-lo terei ainda que pagar prestaçoes que faltam. Poderiam me orientar sobre isso.

  • ANDRE LUIS MAGALHAES DE MORAES says:

    Boa noite…. estou trocando de veiculo é fui informado sobre o endosso!!! Minha pergunta é… este endosso pode ser parcelado junto as parcelas do Seguro deste novo veiculo? Obrigado

    • Smartia Seguros Online says:

      OlÁ André, bom dia! Bom, o endosso é o nome dado a qualquer alteração feita na sua apólice de seguro vigente. Se você já tem um seguro do seu veículo antigo, ao trocar pelo novo você precisa entrar em contato com seu corretor e solicitar a troca do veículo para o novo na sua apólice. Quando ele solicitar isso à seguradora da sua apólice, ela fará um cálculo e informará se você precisará pagar algum valor a mais do que você já pagou (ou está pagando), ou se não precisará pagar nada a mais, ou até mesmo se você será ressarcido de algum valor (seria ótimo, certo? :-)). Essa alteração na apólice é o endosso. Depois disso você receberá uma nova apólice com os novos dados! Esperamos ter lhe ajudado e na sua renovação não se esqueça de comparar o custo do seu corretor com os da Smartia :-) Bom dia!

  • Wanderlei luiz De bastiani says:

    Troquei de carro. O que eu tinha valor médio 34 mil por um que vale a metade, ou seja 17 mil. A sul América alega q no endosso n tenho restituição a receber. Isso procede?

  • Hugo says:

    Boa tarde,

    Esse formulário de seguro manda clicar na marca, depois pergunta qual é a marca do carro. Digo que o carro é zero km, aí pergunta se já tem seguro, e outras perguntas que acho que deveriam ser excluídas dependendo da resposta anterior que você deu.

  • Marcelo dos Santos Albino says:

    Olá,

    Tenho uma apólice que parcelei em 6×450, paguei duas parcelas e troquei de endereço, o endosso gerou uma cobrança de 999 reais. Neste caso eu teria que pagar + 999 ou teria que pagar + 999 e as outras 4 que ainda faltam?

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Marcelo,

      Obrigada pelo contato.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Silvana says:

    Boa noite, vendi meu carro no meio de março deste ano, meu seguro vencerá em setembro, meu novo carro está previsto para chegar em meados de maio. O que seria mais viável, manter o seguro e fazer o endosso para o novo carro, ou cancelar e depois fazer um novo seguro? Meu bônus atualmente é classe 3, eu teria uma restituição de mais ou menos 250,00 mais 1 parcela que não pagaria de 304,00 caso cancele. Minha corretora não está conseguindo me ajudar nessa decisão e o tempo está correndo e não consigo decidir o que é melhor. Por favor me ajude!

    Obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Silvana,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      O mais correto é você falar com um corretor de seguros para que possa entender sua dúvida e te orientar com a melhor escolha.

      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguros, preencha o formulário em https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

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