Como funciona o seguro auto mensal

Compartilhe em suas redes:

Nos dias de hoje, ter um carro é uma comodidade necessária e todo mundo, assim que pode, adquire um veículo para si ou para atender as necessidades de sua família. Para atender a todos, existe a opção do seguro auto mensal. Veja como funciona!

É comum famílias com mais de um carro para atender a demanda da vida moderna, ou ter um carro “reserva” para os dias de rodízio. Mas é necessário proteger seu bem, e uma das maneiras de fazer isso é através da contratação de seguros.

No entanto, dependendo do tipo de utilização do veículo ou de sua finalidade, contratar um seguro para automóvel pesa no orçamento e, por isso, as pessoas procuram alternativas que não deixem seus bens desprotegidos.

As seguradoras ofereciam, até algum tempo, uma modalidade de seguro chamado ‘seguro auto mensal’, que, como o próprio nome dizia, oferecia uma cobertura para o período do mês, não como os seguros convencionais, com cobertura de um ano.

Atualmente, essa modalidade é praticada por algumas seguradoras vinculadas a bancos, mas as companhias de seguros sem vínculo bancário deixaram de comercializar, oferecendo outras alternativas, que é a extensão de pagamento em 12 meses.

Seguro auto mensal

Como funciona o seguro auto mensal

No chamado seguro auto mensal, o segurado passava pelo mesmo processo de contratação.  Atendendo aos critérios, a apólice é emitida e sua cobertura tem validade mensal, ou seja, é como se todos os meses houvesse uma renovação.

Como essa prática se restringiu a poucas seguradoras, para que os segurados tivessem opção de contratação com parcelas mais acessíveis, as seguradoras passaram a estender o parcelamento para 12 meses. Anteriormente, o número máximo de parcelas era 10.

Vantagens

A vantagem de contratar um seguro com um número maior de parcelas é ter um valor menor para pagar mensalmente, se comparado aos valores das parcelas quando o seguro é contratado com um parcelamento menor e o valor das parcelas é fixo.

No seguro auto mensal, há também o benefício de ficar isento da quitação da apólice em caso de perda total, uma vez que a cobertura está garantida apenas para o mês em que a parcela foi paga.

Algumas empresas, como a Ituran, oferecem um seguro auto mensal com cobertura para furto ou roubo que não necessita de análise de perfil.

Outras, como a Youse, uma seguradora da Caixa Econômica, permite o pagamento mensal através de uma assinatura através do cartão de crédito, por 24 meses.

Desvantagens

A desvantagem desse tipo de seguro é que as tarifas nem sempre são atraentes. Comparadas ao seguro convencional é possível notar que em alguns casos, mesmo tendo uma parcela mensal menor, o valor total por um período de 12 meses será maior que em outras modalidades de seguro.

Além disso, se ao final de um período você optar por um seguro convencional, dependendo do período em que manteve o seguro alternativo, terá prejuízo de bônus.

Para quem é indicado

Apesar de eventualmente o seguro mensal ou o seguro parcelado ser em sua totalidade um pouco mais cara do que o convencional é uma boa alternativa para quem está pensando em trocar de carro em breve, mas não quer deixar o veículo atual sem seguro.

Dessa forma o valor desembolsado mensalmente, seja qual for a modalidade, pesará menos no orçamento até que a venda se concretize.

Estimativa de Valores

Para ter ideia de quanto custa um seguro com pagamento mensal é necessário fazer uma simulação, pois os custos variam muito de uma seguradora para outra. Os dados de utilização, como CEP onde o veículo pernoita, idade do condutor e ano e modelo do veículo também influenciam no custo do seguro.

Seguradoras que aceitam

Entre as seguradoras que oferecem essas alternativas de seguro auto mensal estão, como citado acima, a Youse, a seguradora do Banco Santander e a Ituran, ambas com modalidade de seguro mensal.

Outras seguradoras oferecem parcelamento em até 12 vezes : Tokio Marine, Porto Seguro e Itaú, são exemplos. Ao escolher, verifique também sobre ela no site da Susep.

Todos nós sabemos como é importante proteger nossas conquistas e para isso você pode contar com a ajuda de corretores de seguros credenciados. Eles terão condições de orientá-lo sob qual a melhor forma de contratação para suas necessidades.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *