Dentre as coisas que os ladrões de carros gostam estão os carros prata e o mês de julho.
Muita gente acredita que os bandidos roubam os carros ao acaso. É certo que se o roubo for facilitado isso realmente irá acontecer, mas essa não é uma regra.
Para não serem apanhados os ladrões escolhem muito bem quais carros serão roubados e em que situação, afinal, eles não querem ser pegos em flagrante.
Mas, você sabe quais são as coisas que os ladrões de carro gostam? As preferências incluem corres, ano, modelo e outras características. Veja um pouco mais sobre isso
Coisas que os ladrões de carros gostam
O veículo dos seus sonho que pode ser um esportivo super caro, nem sempre é o desejo de quem rouba.
Ladrões escolhe os carros que irão roubar e tem uma justificativa para isso, entenda quais são.
1 – Roubos em vias públicas
Os assaltos ocorrem com muito mais frequência em vias públicas, isso porque os motoristas estão desprotegidos e o acesso ao carro é muito mais fácil.
Para se ter uma ideia, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de São Paulo fez um levantamento desses dados.
Em 2017, mais de 70% dos roubos a veículos foram em vias públicas, um total de 17.423 casos. Os roubos de carros em residências ficou em 1.417.
Quando estiver andando de carro pelas ruas é preciso sempre estar atento e evitar estacionar em vias públicas.
1 – Preferência pela cidade de São Paulo
De todas as cidades do Estado de São Paulo, a capital registrou 50% dos casos. Isso indica que o furto de veículos se concentra na capital.
Isso pode ser devido à grande frota de veículos como também a facilidade de fuga por diversas vias.
Quem precisa circular pela capital não tem muito o que fazer, mas redobrar a atenção, não andar com os vidros abertos e evitar rotas desconhecidas pode ajudar na prevenção ao roubo.
3 – A cor do carro
Os ladrões gostam de carros que irão se misturar aos demais sem chamar a atenção. Dificilmente você verá um carro rosa ou laranja ser roubado, pois facilmente seria notado.
Por isso as cores mais tradicionais são as mais visadas. Em primeiro lugar aparece o prata com 30% dos roubos, na sequência vem o preto (23%), branco (16%) e cinza (15%).
Então, quando for adquirir o seu próximo carro a dica é evitar as cores tradicionais. Busque inovar e afaste os bandidos.
4 – Mês de férias
O meses de férias todo mundo acha que pode relaxar um pouco, porém, julho foi o período de maior número de roubos entre junho e novembro.
Apesar do número de casos ser apenas um pouco maior, a atenção não deve ser deixada de lado, assim como o cuidado de não estacionar em locais escuros, deixar objetos dentro do carro ou dispensar itens de segurança.
5 – Modelos de carros
Os carros populares costumam ser os preferidos para quem está buscando trocar de veículo, pois possuem um valor mais acessível.
Só que a grande frota nas ruas, faz com que eles sejam mais visados, pois possuem um valor de mercado interessante para revenda e há grande procura por suas peças.
Os carros mais roubados acabam figurando na lista dos mais vendidos, entre eles o HB20, Onix, Uno, Fox e Gol.
Uma dica aqui é optar por veículos que não possuam um alto índice de roubo e se já tive um deles vale a pena investir um equipamentos de segurança como alarmes e rastreadores.
Em todos os casos existe uma coisa que não previne o roubo, mas o prejuízo financeiro caso ele ocorra: o seguro auto.
Vale a pena investir nesse serviço e ter um pouco mais de tranquilidade em relação ao seu carro, para espantar os ladrões de carros.
Por isso, faça uma cotação de um seguro auto e contrate o quanto antes essa proteção.