Dicas de segurança para sua viagem de Natal

| Autor: Andreia Silveira

No final do ano, as estradas têm um aumento de movimento e dicas de segurança para sua viagem de Natal podem trazer mais tranquilidade.

Natal é época de passar com a família e comemorar, mas para ver os parentes,às vezes, é preciso percorrer um longo percurso, enfrentando horas de estrada.

Para que nada aconteça de ruim, não se envolva em acidentes de final de ano e que esse seja um momento de aproveitar. Portanto, separamos algumas dicas de segurança para sua viagem de Natal.

Dessa forma, poderá chegar ao seu destino, esteja sozinho ou acompanhado, sem passar por nenhum aperto no meio do caminho.

Dicas de segurança para sua viagem de Natal

Faça uma verificação mecânica e garanta a segurança para sua viagem

Você não vai querer que o seu carro quebre no meio da estrada e precise acionar o seu seguro auto.

Além disso, a falta de manutenção mecânica pode trazer riscos ainda maiores, provando acidentes graves.

Antes de pegar a estrada, é preciso levar o carro a um mecânico para fazer uma avaliação geral, verificar freio, óleo e todos os itens do veículo. Cuide do seu veículo para garantir a segurança para sua viagem.

Cuide dos pneus

Com pneus carecas nem pense em pegar a estrada porque os riscos de acidentes aumentam pela baixa adesão ao solo. Se estiver chovendo, os perigos podem ser ainda maiores.

Sem falar que rodar com os pneus carecas é proibido e isso ainda pode lhe acarretar multas e apreensão do veículo.

A calibragem também precisa ser feita. Quando eles estão calibrados de forma correta, aumenta-se a estabilidade e tornam a direção mais agradável.

Confira a documentação

Se não quer tiver problemas na estrada, então verifique toda a documentação antes de sair de casa.

Veja se a carteira de habilitação está dentro do período de validade e se o documento do veículo está regularizado.

Outro documento que deve ser checado é o do seguro. A apólice deve estar vigente e você precisa levar o telefone da seguradora. Assim, se alguma coisa acontecer, saberá a quem recorrer.

Arrume a bagagem adequadamente

Na hora de colocar as malas no carro, deve-se ter alguns cuidados para garantir mais segurança. As mais pesadas devem ser colocadas embaixo e as mais leves em cima para aumentar a estabilidade.

É preciso respeitar a carga máxima que cada carro suporta, por isso, nada de lotar o porta-malas e colocar coisas em cima do veículo, além da carga permitida.

Outro ponto importante para garantir a segurança para sua viagem e que, muitas vezes, não recebe atenção é que objetos não podem viajar soltos no interior do veículo. Por isso, coloque tudo no porta-malas.

Dicas de segurança para sua viagem de Natal

Estude a sua rota

Conhecer o caminho é sempre melhor, assim você evita ir parar em estradas mal conservadas e que são consideradas perigosas.

Mas, se isso não for possível, busque se informar sobre o trajeto, melhor horário para circular e se existem outros veículos indo para o mesmo destino, pois dessa forma poderão seguir juntos.

Acomode as crianças adequadamente

As crianças pequenas não podem viajar soltas ou no banco do veículo. Elas precisam estar na cadeirinha adequada para a sua idade.

Elas devem o tempo inteiro estar no banco traseiro e presas pelo cinto.

Leve os animais de estimação com segurança

Nada de deixar o seu bichinho andando livremente por dentro do veículo enquanto dirige.

O transporte deve ser feito em caixas adequadas para os animais ou então com a coleira presa, limitando o espaço de circulação do pet.

No caso de optar pelas caixas, deixe que elas fiquem presas para que não se movimentem durante todo o trajeto.

Use o cinto de segurança

Esse item é obrigatório porque pode salvar vidas e não está apenas de enfeite nos veículos.

Assim que entrar no veículo, já coloque o cinto e isso deve ser feito por todos os ocupantes. Até mesmo quem está no banco traseiro deve utilizar o cinto durante toda a viagem.

Não dirija sobre o efeito de álcool e medicamentos

Se vai pegar a estrada, nem pense em beber, mesmo que faça isso na noite anterior. É preciso que não haja nenhuma presença de álcool no sangue para que sua viagem seja mais segura.

Outro ponto é se atentar ao uso de medicamentos, pois muitos podem causar sonolência e fazer perder os reflexos.

Atenção às ultrapassagens

Por mais que queria ganhar tempo na viagem ultrapassando um carro que está em baixa velocidade, deve fazer isso com atenção.

Só faça ultrapassagens em locais permitidos e que tenha uma boa visão da pista.

Nada de jogar o carro sobre o da frente e forçar a ultrapassagem, pois isso pode acabar provocando acidentes.

Mantenha os faróis acessos

Mesmo durante o dia, você deve viajar com os faróis acesos. Isso, além de ser uma lei e gerar multa quando descumprida, aumenta a segurança.

Ao fazer isso, você garante que os demais veículos lhe enxergarão com mais facilidade e reduzirá o número de acidentes.

Veja as condições do tempo

Viajar com chuva ou neblina sempre aumenta o risco de acidentes. Para garantir mais segurança na viagem de Natal, prefira viajar em dias que estejam ensolarados e com boa visibilidade da estrada.

Se for possível, altere a data da viagem para pegar condições mais favoráveis na pista.

Fique atento aos outros motoristas

Os cuidados na estrada exigem que você preste atenção também aos outros motoristas.

Mantenha uma distância segura dos outros carros, fique atento aos sinais dados e dirija para você e os outros.

Não faça uso do celular

O celular é uma grande distração é responsável por muitos acidentes de trânsito. Ao desviar o olhar da estrada por 1 segundo, perde-se grande visibilidade e os riscos aumentam.

Por isso, nada de pagar o celular. Se precisar dele, peça para que o passageiro faça as verificações. E se for usar o GPS do aparelho, programe a rota ainda com o carro parado.

Respeite os limites de velocidade

Os limites de velocidade não foram estabelecidos apenas para te fazer demorar mais durante o trajeto, eles determinam o nível de segurança.

Cada parte da estrada tem um limite específico para que se possa transitar com o veículo de forma segura, por isso, nunca o ultrapasse.

Ah, não se esqueça de que garantir um seguro auto também garante sua segurança para que qualquer imprevisto seja resolvido rapidamente e não chegue atrasado para as festas.

Seguindo essas dicas de segurança para o Natal, você garante uma viagem muito mais tranquila e aproveita seu passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *