Não deixe para renovar seu seguro auto no Ano Novo na última hora. Veja neste artigo 12 conselhos de um corretor para fazer o melhor negócio.
O ano está no fim, e com o seguinte que se inicia, surgem muitas preocupações e contas a serem pagas. Se você já está preocupado com o próximo ano e quer começá-lo de uma maneira mais tranquila, o mais indicado é que você renove o seu seguro auto logo.
No entanto, no momento de fazer essa renovação, se você quiser fazer o melhor negócio, garantindo uma cobertura eficiente com preços menores, existem algumas dicas que devem ser seguidas.
Afinal, existem alguns fatores que influenciam no preço, que valem a pena serem revistos no momento da renovação da apólice.
Como a existência de motoristas adicionais, por exemplo. Acompanhe esse artigo e conheça os conselhos de um corretor para renovar seu seguro auto no Ano Novo e ter o melhor custo-benefício.
Como renovar seu seguro auto no Ano Novo
1 – Indique a sua profissão correta
O perfil do motorista é um dos principais fatores avaliados no momento de definir o preço do seguro, dentro dessa avaliação de perfil, a profissão exercida conta muito.
Por isso, quando estiver preenchendo o formulário, informe a sua função corretamente.
Quanto maior for o risco da sua profissão e maior for a probabilidade de o veículo ser usado para o trabalho, maior será o preço do seguro.
Converse com um corretor para ser orientado sobre a melhor maneira de preencher o formulário, sem mentir.
2- Adicione outro motorista na sua apólice
Adicionar um motorista secundário experiente, com um histórico de direção impecável pode baratear consideravelmente o valor do seguro.
Isso acontece porque, quanto melhor é o histórico de condução, mesmo que ele seja um motorista adicional, ou seja, que ande com o carro mais esporadicamente, menores serão as chances dele se envolver em um acidente, por isso, é levado em consideração, se a pessoa não tem multas ou notificações de trânsito, características que fazem a pessoa tende a conseguir um valor mais baixo.
Portanto, vale a pena incluir um motorista secundário que tenha um bom histórico no trânsito, alguém que use o carro poucas vezes na semana como a esposa, pai, mãe ou outra pessoa que possa lhe fornecer essa vantagem.
3 – Não renove seu seguro em cima da hora
Se você deixar para renovar seu seguro no último minuto de sua vigência, não terá tempo de pesquisar outras cotações e encontrar uma cobertura ou preço, mais vantajosa.
Ao invés de fazer a renovação automática, cerca de 1 ou 2 meses antes do vencimento, faça uma cotação para poder analisar as coberturas variadas, que atendam suas necessidades. Você poderá se surpreender com a diferença de valores que existe e o quanto pode economizar.
4 – Pague à vista
Se reparar bem nas propostas ofertadas, na maioria das vezes, o pagamento parcelado tem acréscimo de juros. Infelizmente, as pessoas se atentam apenas ao valor das parcelas e esquecem de fazer as contas do total que está sendo cobrado.
Ao optar por pagar à vista, é possível conseguir um bom desconto no seguro e economizar bastante. Se isso não for possível, prefira um parcelamento menor, a economia será um pouco menor, mas ainda compensa.
5 – Corte os extras desnecessários
Já parou para analisar tudo o que você está pagando no seguro e nem sequer cogitou em usar? Cada uma das coberturas gera um valor a mais, se você não sai do país com um carro porque pagar por uma cobertura no exterior? Ou se você já possui um seguro residencial porque está pagando a assistência residência?
Verifique tudo o que está sendo cobrado e retire da apólice no momento de renovar seu seguro no Ano Novo, poderá se surpreender com a economia.
6 – Avalie a necessidade do carro reserva
O carro reserva é um extra que muitas vezes o cliente nem é questionado se deseja ter, porém, pode gerar custos e ser desnecessário. Pense bem, se você ficar sem o seu carro por alguns dias, terá muitos transtornos?
Existe a possibilidade de usar o carro de um familiar ou o transporte público por um período? Se tem outras opções, dispensar o carro reserva pode ser uma boa alternativa.
7 – Reavalie sua franquia
Esse é um fator importante do seguro que merece receber a devida atenção. A franquia é o valor que o segurado deverá arcar em caso de um sinistro parcial onde o seguro é acionado. Quanto maior ela for, menor será o valor do seu contrato do seguro e vice-versa.
No entanto, é preciso que haja cuidado ao optar pela escolha da franquia mais alta, por isso, converse bastante com seu corretor e procure fazer a escolha que lhe parecer mais acertada.
8 – Vigência da apólice
O mais comum é que o seguro auto seja feito pelo período de 1 anos, mas algumas seguradoras oferecem outras opções. Por exemplo, você pode optar por fazer o seguro apenas por 6 meses, mas acabará pagando um valor maior.
Em contrapartida, existem as opções de seguro auto por 2 anos, nesses casos, é possível conseguir baixar o preço do seguro devido a maior permanência. Essa é uma dica valiosa para renovar seu seguro auto no Ano Novo.
9 – Tenha um rastreador
Uma das grandes preocupações das seguradoras está relacionada ao roubo e furto de veículo, pois, muitas vezes, os carros não são encontrados, sendo preciso pagar a indenização integral ao segurado.
Exatamente por isso, se possui um rastreador veicular instalado em seu carro, a chance de ele ser recuperado aumenta muito.
Além disso, contar com esse equipamento fará com que seu seguro tenha um valor bem menor na renovação, portanto, vale muito a pena investir em um rastreador ou localizador veicular.
10 – Saiba escolher o seu corretor
Essa é uma dica muito importante, afinal, o corretor é quem lhe dará muitas dicas de como conseguir o melhor seguro.
Por isso, procure um profissional com credibilidade, confiável e que esteja devidamente cadastrado na SUSEP, órgão que regulamenta todo o setor de seguros.
Além disso, é fundamental que você converse muito com ele, a fim de estabelecer um relacionamento próximo e tire absolutamente todas as suas dúvidas. Afinal, esse é o profissional que irá lhe ajudar na contração do seguro auto.
11 – Invista na negociação
Algumas pessoas acreditam que quem deve saber negociar é o corretor de seguros. mas, se você for uma pessoa esperta e atenta aos detalhes da oferta e suas necessidades, poderá negociar com o corretor as melhores coberturas e valores.
12 – Use sua classe de bônus na renovação do seu seguro auto
E por fim, não esqueça de usar seus pontos da classe de bônus na renovação do seu seguro. Eles são adquiridos sempre que você encerra a vigência de uma apólice sem nenhum sinistro registrado. E, podem dar descontos que variam de 5% até 40%!
Agora que já conhece os principais conselhos de um corretor para renovar seu seguro auto no Ano Novo, basta juntar todos os documentos necessários e marcar uma hora com seu corretor.
Certamente você conseguirá uma excelente cobertura e com um valor justo. E poderá começar o ano que se inicia sem preocupações com a proteção do seu carro ou seu orçamento.
1 comentário
Olá,
Parabéns pela matéria, me agregou muito!