Condutor adicional muda o preço do seguro?

condutor adicional

Muitas famílias compartilham o mesmo veículo, com o parceiro ou com os irmãos, muitas vezes é comum ver todos os moradores de uma mesma casa usando o mesmo carro. Mas é importante lembrar que, quando você fizer o seguro, é preciso avisar quem mais conduzirá o carro.

Como fazer para ter um condutor adicional no seguro?

A primeira coisa a ser feita é definir quem será o condutor do seguro, ou seja, o motorista responsável pela apólice, aquele que dirigirá o veículo por ao menos 70% do tempo, o que equivale a 5 dias na semana.

Um veículo segurado pode ser conduzido por até 3 pessoas, no entanto, todas devem preencher os pré-requisitos necessários para serem inseridos no seguro como condutor adicional. Esses requisitos são:

  • Ser maior de 21 anos,
  • Ter habilitação emitida a pelo menos 2 anos,

E ainda é preciso que o cliente principal, ou seja, o condutor do seguro, tenha um cartão de crédito com limite de acordo com a categoria de seguro contratada.

Qualquer pessoa que dirija o veículo mesmo que apenas uma vez na semana, deve ser mencionado no contrato do seguro como condutor adicional, assim você não correrá riscos de ter que arcar com os custos sozinho, caso aconteça algum acidente ou sinistro com o carro enquanto outra pessoa o dirige.

Aumenta o valor do seguro acrescentar um condutor adicional?

São muitos os fatores que interferem no valor do um seguro do carro: o local onde a pessoa mora, a frequência que o carro é usado, inclusive como quantas pessoas dirigem o veículo. Acrescentar um condutor adicional no seguro de auto pode sim aumentar o valor da apólice e/ou franquia. E dependendo do perfil desse motorista, o valor pode ficar bem alto.

O valor do seguro acaba subindo porque o preço final dessa prestação de serviço, varia de acordo com os riscos que o carro será exposto. Mesmo sabendo que o valor poderá do serviço poderá subir.

Por exemplo, ao acrescentar um adulto com mais de 25 anos, provavelmente será um custo menor do que adicionar o filho que tenha 18 anos, já que jovens geralmente oferecem riscos maiores. Essa diferença é devido ao tempo de experiência de pessoas mais velhas ao volante, pois elas apresentam menor probabilidade de acidente, seguro as pesquisas de risco das seguradoras.

Por isso é importante preencher atentamente o perfil para contratação do seguro, pois muitas seguradoras perguntam se deseja estender cobertura para jovens entre 18 e 25 anos. Se o principal condutor listado na apólice for mais velho e tiver um jovem que dirija o veículo mesmo que eventualmente, esta pergunta deve ser preenchida com “sim”, caso contrário, a cobertura para condutores eventuais estará garantida apenas para pessoas acima de 26 anos.

Não tente enganar as seguradoras!

Existem ainda algumas seguradoras que perguntam além do principal condutor, todos os possíveis condutores do veículo. No momento em que for feito o seguro é necessário informar que ele será um condutor habitual. Algumas pessoas tentam burlar essa regra para não pagar mais caro, mas acabam saindo no prejuízo caso ocorra um sinistro. Por isso, preencha atentamente e verdadeiramente o formulário de contrato e sempre verifique o que está escrito na apólice.

Para saber qual seria o preço do seu seguro com um condutor adicionar, faça uma cotação online no site da Smartia!

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *