Quais as novidades no setor de seguro auto para 2016

Compartilhe em suas redes:

 

Texto pelo nosso parceiro de conteúdo: Consorcio.org

Entra ano e sai ano e tem coisas que continuam sendo fundamentais em nossas vidas. Uma dessas é o seguro auto. E o que esperar para o setor de seguro auto em 2016?

Quem tem um veículo sabe que não pode ficar correndo riscos por aí, por isso é preciso sempre deixar o seu carro o mais seguro possível. As mudanças no cenário econômico acabaram afetando diversos setores, mas será que o de seguro auto é um desses?

O setor de seguros no geral prevê uma diminuição na emissão de prêmios em relação ao ano anterior, porém já o seguro auto deve ter um leve aumento, com uma expectativa de expansão de 3,9% contra 3,5% em 2015, segundo a CNseg. Isso está sendo esperado devido a algumas mudanças que devem ocorrer nos seguros esse ano, o que deve atrair novos segurados.

Seguro popular

Um dos motivos de muitas pessoas não terem um seguro auto é devido aos altos valores dos prêmios, o que compromete o orçamento dos motoristas e faz com que ele eles acabem ficando sem o serviço. Mas no dia 18 de dezembro de 2015, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) publicou a minuta para o funcionamento do seguro popular.

O grande diferencial desse seguro será a possibilidade de utilizar peças usadas para reparar os veículos que sofreram algum sinistro e que possuem cobertura secundária. Para garantir a procedência dessas peças é preciso que elas sejam provenientes de empresas de desmanche que sigam a lei 12.977/14. Assim elas precisam fazer parte de um cadastro nacional para que possam ser utilizadas nessas situações.

Por conta de não necessitar de peças novas, esses seguros devem ter uma redução de custos de cerca de 30%, porém ele só estará disponível para automóveis com mais de cinco anos e, no caso dos caminhões, não há limites. Quem optar pelo seguro popular não poderá ter outro tipo de seguro, mas, se desejar, poderá optar por coberturas adicionais, como perda parcial. Dentre as coberturas que ele oferece está a indenização integral em caso de roubo ou furto, colisão, raio e incêndio.

Com essas mudanças, cerca de 51,9 milhões de carros no país podem se beneficiar com esse novo seguro e dessa forma fazer com que o setor cresça.

As seguradoras que comercializam esse tipo de produto têm grandes expectativas. A Ituran, por exemplo, está esperando um crescimento de 30% para o ano de 2015, enquanto o setor de seguro auto tradicional prevê um crescimento menor do que 5% no ano.

Mas quem realmente sai ganhando é o consumidor que, além de conseguir fazer um seguro auto mais facilmente para os veículos com mais de cinco anos, também irão economizar. Por isso, quem não possuía seguro apenas por conta do custo, pode encontrar uma boa alternativa e assim poder andar tranquilamente com o carro protegido e com todas as coberturas necessárias.

Vale lembrar que não se deve deixar de pesquisar as melhores seguradoras, afinal, continua sendo muito importante ter a melhor cotação de seguro no ano de 2016, não é mesmo?

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *