O ESP te protege de acidentes e pode diminuir o preço do seguro

O Controle de Estabilidade (ESP) é considerado uma das maiores inovações automotivas desde o cinto de segurança. Mas, melhor do que o cinto, ele evita acidentes de carro. Ele é chamado popularmente de ESP, porque é a sigla em inglês para Programa eletrônico de estabilidade. Em breve, para nossa segurança, ele pode se tornar obrigatório no Brasil.

O ESP impede que você perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, freadas bruscas e pisos escorregadios. Segundo o IIHS, instituto de segurança viária dos Estados Unidos, ele é capaz de reduzir acidentes fatais em 43% e a chance de capotar é praticamente 80% reduzida.

Hoje, infelizmente o ESP ainda é vendido como um artigo de luxo nos carros do Brasil e não como um item importante para segurança. O sistema já é obrigatório em todos os carros fabricados nos Estados Unidos, Europa e Argentina e é exatamente isso que a PROTESTE pretende fazer.

A PROTESTE foi a associação de defesa do consumidor que tornou obrigatório o airgbag e o freio ABS em todos os carros brasileiros fabricados a partir de 2014. Agora, a Smartia Seguros Online apoia a associação para conseguir a obrigatoriedade do Controle de Estabilidade Eletrônica (ESP) nos veículos produzidos aqui no país.

Assista ao vídeo feito pela proteste e veja os resultados do teste do carro com ESP:

De acordo com a gerente de operações da Smartia Seguros, Márcia Camacho, os carros que possuem o ESP, futuramente, podem ter o valor do seguro reduzido. Afinal, o valor do seguro é medido pelo risco que o carro e o segurado correm. Quanto mais protegidos eles estiverem, mais barato será o seguro, pois a chance de ocorrer um acidente é menor. Justamente por isso que os carros 0km têm o seguro mais barato, pois eles oferecem menos perigo, estatisticamente.

Para nos ajudar a entender melhor, fizemos uma entrevista com a Márcia, que explica quais são as vantagens de utilizar o ESP e como ele influencia no seu seguro.

Como funciona o cálculo do valor do seguro?

O valor do seguro está relacionado ao risco de ocorrer um sinistro.  O cálculo deste risco é realizado através de cálculos atuarias que avalia o modelo do veículo, motorista e região.

Quais são as principais causas de acidente no Brasil?

 Imprudência do condutor, excesso de velocidade, ingestão de bebidas alcoólicas, ultrapassagens indevidas, má visibilidade, falta de atenção, defeitos nas vias, distração e avaliação errada de distância e velocidade.

Quais são os melhores dispositivos de segurança para proteger o veículo e passageiros?

O ESC está no topo da lista Corrige situações de subviragem esobreviragem assim como problemas de falta de tração em acelerações oureduções bruscas.

ASR – Sistema de Controlo Antipatinagem

Este sistema detecta se uma roda está a patinar. Caso isso se verifique, obinário do motor é reduzido momentaneamente até se restabelecer aaderência.

MSR – Regulador momentâneo de binário

Sempre que fazemos uma redução de caixa de velocidades existe apossibilidade de as rodas bloquearem momentaneamente devido à variaçãobrusca do regime do motor. Este aspeto é mais normal em desaceleraçãosúbita sobre solo gelado. O sistema MSR reconhece essa situação e aumentapor instantes o binário transmitido às rodas de modo a que a desaceleraçãoseja mais suave e progressiva. Por outras palavras, nas reduções o MSRacelera o motor ligeiramente para atenuar a variação de regime do motor.

ABS – Antilock Breaking System

Sistema de antiblocagem das rodasO ABS, como o próprio nome indica, é um sistema que evita o bloquear das rodas durante uma travagem.

Break Assist – Assistência electrónica de travagem

Sistema de apoio ao esforço aplicado pelo condutor no pedal do travão. Estudoscientíficos mostram que o esforço aplicado no pedal do travão pode não ser osuficiente ao longo de uma travagem. Neste caso, o sistema de assistência detravagem electrónica aumenta o esforço de travagem compensando o aliviar dopedal.

Qual é a importância do ESC?

Existem 2 tipos de acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é aquele em que você deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evita-lo, enquanto o segundo é aquele em que se esgotando todas as medidas para impedi-lo, este veio a acontecer.

Uma das maiores causas de acidente é por falha do condutor. Estatisticamente 75% dos acidentes são causados por falha humana

O ESC ajudará a reduzir estes números atuando na redução da falha do condutor  ao brecar e ajusta  o veículo antes que a colisão venha a ocorrer.

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1 comentário

  • Rosana says:

    Excelente artigo !!

    Muito interessante este projeto ESP acredito que vai diminuir muitos os acidentes depois que começar a ser obrigatorio, porque a maioria dos acidentes são por descontrole por um individo alterado ao volante.

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