Como economizar com as despesas do carro

| Autor: Tatiana Oliveira

 

Texto por: Consorcio.org

Ter um carro, ao mesmo tempo que é cômodo, pode aumentar bastante suas despesas. E seja em tempos de crise ou não, ninguém gosta de gastar mais do que o necessário. Por isso, se você não quer perder o controle do orçamento, veja algumas dicas de como fazer para economizar com as despesas do carro.

Escolha um modelo que consuma menos combustível

Na hora de comprar o carro não se deve considerar somente se você gosta ou não do modelo, mas sim os custos que ele irá acarretar. Alguns modelos de carros consumem menos combustíveis como é o caso do Fiat Uno e do Ford Ka. Para isso basta olhar o selo de eficiência de Inmetro. Se ele for da categoria A, é perfeito.

Outra dica é optar pelos modelos flex, pois pode-se escolher o combustível de acordo com o preço e economizar um pouco.

Só use o carro quando precisar

As pessoas acabam se acostumando e indo de carro para todos os lugares, porém nem sempre isso é preciso. Se for até a padaria, que fica a cinco quadras da sua casa, vá andando. Assim você aproveita e já pratica um exercício.

Calibre os pneus

Esse é um dos segredos dos carros nem sempre conhecido pelos motoristas. Andar com os pneus descalibrados pode exigir mais do motor e, consequentemente, acaba consumindo mais combustível e desgastando mais as peças. Por isso sempre tenha os pneus calibrados conforme as orientações do fabricante.

Seu carro não é armário

Há pessoas que têm o hábito de deixar vários objetos dentro do carro e acaba tendo mais coisas no carro do que na própria casa. O problema é que esse excesso de peso ajuda no desgaste do carro, por isso, tire tudo o que não for precisar e deixe seu carro mais leve.

Ar condicionado

O ar condicionado faz com que o consumo de combustível aumente, porém ele não é contraindicado em todas as situações. Na cidade, o ideal é andar com os vidros abertos para ventilar e evitar o uso do ar. Já na estrada o recomendado é exatamente o contrário.

Isso ocorre porque com os vidros abertos e a alta velocidade nas estradas há uma maior resistência do ar. Por isso, em vias acima de 60 km/h feche o vidro e ligue o ar.

Escolha o seguro certo

Na hora de contratar o seguro do carro é preciso escolher o tipo certo. O seguro parcial contra roubos e furtos sem análise de perfil pode ser uma boa alternativa em alguns casos porque só leva em consideração o modelo e ano do veículo. Porém, fique atento, pois para cada um existe um seguro mais adequado.

Dirija direito

É preciso dirigir corretamente para evitar o desgaste das peças e o consumo excessivo de combustível. Nesses casos, não passar a marcha quando se deve e fazer paradas bruscas pode atrapalhar bastante, por isso é importante dirigir da forma mais correta possível.

Faça manutenções periódicas

Se tudo está funcionando bem, o carro também irá gastar menos, por isso é importante realizar manutenções periódicas preventivas. Até porque elas costumam sair muito mais baratas do que ter que arrumar o carro quando der algum problema.

Nota fiscal paulista

Se você é do estado de São Paulo, pode pedir a nota fiscal paulista sempre que for fazer compras e usar os seus créditos para pagar o IPVA, sendo mais uma despesa a menos.

E você, costuma seguir essas dicas para economizar com as despesas do carro?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *