Entenda mais sobre seguro para caminhão

29 de julho de 2015

seguro para caminhão

Veículos de carga precisam de seguro, seja individual ou para frotas. Mas os valores e tipos de seguro podem variar, de acordo com a quantidade de condutores, coberturas, entre outros fatores. O tipo de caminhão também influencia no tipo de seguro: rebocadores, reboques ou semi-reboques. Mas, basicamente, funciona como no seguro de carros: é feito um cálculo a partir das informações do veículo e do motorista, o que precifica o seguro.

Na hora de fazer o seguro, algumas das perguntas serão o peso do caminhão (se é carga leve ou pesada), se é para uso próprio ou de alguma empresa, tipo de carga, tipo de carroceria, região de circulação, equipamentos extras, entre outros.

No geral, o seguro para caminhão oferece, assim como no caso do seguro de carros, a cobertura básica e a adicional. A básica dá direito à indenização contra colisão, incêndio, roubo e furto, além de assistência 24 horas em danos causados devido a condições adversas, como alagamento, granizo e inundação.

Na cobertura adicional, o segurado pode, por exemplo, contratar a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa, que protege o cliente contra danos corporais e materiais causados a terceiros em acidentes envolvendo o caminhão segurado. Mas claro, tanto a cobertura básica como a adicional variam de seguradora para seguradora.

Uma curiosidade: é comum que seguros para caminhões de carga perigosa, como combustíveis e elementos químicos tenham um preço menor. Isto porque os motoristas precisam ser bem qualificados e possuir boa experiência para exercer este tipo de serviço, o que garante mais segurança no transporte.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *