Cinco dicas para dirigir na estrada com mais segurança

Compartilhe em suas redes:

dirigir na estrada

 

Dirigir na estrada exige atenção redobrada, independente se você é um jovem motorista ou um condutor mais experiente. Isto porque, não apenas o tráfego é mais rápido, mas também a sinalização tem suas particularidades, além dos traquejos que devem ser usados em situações como curvas estreitas, dias de forte neblina ou ultrapassagens. Confira cinco boas dicas que podem lhe ajudar:

1 – Fique atento aos sinais dos demais motoristas e caminhoneiros; se o veículo a sua frente dá seta para a esquerda é sinal de que você não deve ultrapassar; já seta para a direita significa que o caminho está livre para ultrapassagem. Mas não confie apenas no sinal do motorista da frente e nunca faça nenhuma manobra sem estar certo de que é seguro.

2 – Quando o veículo da contramão pisca o farol, ele pode estar te informando sobre um animal, pessoa, situação de risco ou policial à frente, por isto, vale diminuir a velocidade e aumentar a cautela.

3 – Não freie no meio da curva! Faça isso antes de entrar na curva, desacelerando o carro. E durante, mantenha uma aceleração constante. Agora, se tiver entrado na curva rápido demais, tire o pé do acelerador e reduza a marcha, mesmo que o motor suba de rotação.

4 – Na estrada, à noite, não utilize o farol alto indiscriminadamente, pois ele ofusca a visão do motorista que vem na direção contrária. A recomendação é usar o farol alto apenas quando não houver iluminação suficiente para enxergar o que vem à frente do caminho ou quando a pista estiver livre.

5 – Os acostamentos não são para paradas de descanso, mas sim – e apenas – emergências e casos de força maior. Parar no acostamento sem real necessidade pode, inclusive, causar acidentes, por isto, opte por priorizar paradas em postos de gasolina, restaurantes e outros pontos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *