Dicas para quem passa sufoco ao fazer baliza

fazer baliza

Terror de muitos motoristas, a baliza é encarada como problema para muita gente, especialmente condutores que recém tiraram sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entretanto, ainda que pareça um tanto complicado, com atenção ao volante, tempo de prática e boas dicas, manobrar o veículo para estacioná-lo deixa de se tornar um bicho de sete cabeças e você começa a fazer a baliza perfeita, mesmo em pequenas vagas.

No teste para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o candidato terá que entrar e sair de uma vaga com seis metros de comprimento, respeitando as regras de sinalização e limites da pista. São três tentativas ou cinco minutos para estacionar o veículo, caso contrário, o está reprovado. Isto faz com que muitos aprendam um jeito mais “técnico” de fazer baliza, mas fiquem inseguros ao fazer a manobra no meio do trânsito real do dia a dia.

Por isto, treine bastante até estar seguro de que pode fazer baliza sem problemas. E mesmo com bastante experiência, certifique-se de que a vaga tem espaço suficiente para seu veículo. Além disso, use os retrovisores para evitar colisão e, fique atento às motos, pois elas entram no ponto cego do retrovisor durante a baliza.

O passo a passo da baliza

Alguns truques no passo a passo podem te ajudar a manobrar o carro para estacioná-lo junto ao meio-fio entre outros dois veículos. O primeiro passo é deixar o carro alinhado com o veículo da frente, assim como o instrutor ensinou na auto-escola; a roda traseira deve ficar alinhada com o para-choque do carro ao lado. Então, virar o volante até o final, em direção à calçada.

Aí é hora de engatar a ré e esterçar o volante para o lado da vaga, até o centro do pneu traseiro do lado do motorista estar alinhado com o para-choque traseiro do carro da frente. A frente do carro deve ficar mais ou menos alinhada ao para-choque do veículo à frente. Em seguida, deixe o volante reto e continue na ré, para o carro entrar na vaga.

Por fim, quando o pneu traseiro encostar ou quase tocar a guia, vire totalmente o volante para o outro lado e continue indo para trás. Se for necessário, vá um pouco para frente ou para trás, para acertar o carro na vaga.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *