4 perguntas para saber se você usa corretamente os faróis do carro

19 de maio de 2015

farol do carro

Do pôr-do-sol ao amanhecer, o farol é uso obrigatório* para compensar a ausência de claridade solar. Mas você sabe se faz o uso correto dos faróis do carro? Verifique no teste abaixo:

1 – Na estrada, quando o motorista faz sinais repetidos com o farol alto, ele está me comunicando algo. Certo ou errado?

certo Certo. Não é obrigatório, mas é bem comum isso acontecer, em colaboração aos demais motoristas. Quando há algum problema à frente, como animais na pista, acidentes ou barreiras com árvores, os motoristas que vem no sentido oposto costumam fazer sinais repetidos de luz baixa, intermitente e por curto período, para lhe dar a dica de redobrar a atenção ao volante.

2 – Posso usar os faróis baixos ou altos, dependendo da claridade da rua. Certo ou errado?

erradoErrado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dentro da cidade o motorista deve acender apenas os faróis baixos à noite, e de dia se o veículo estiver transitando por um túnel de iluminação pública ou em estacionamentos fechados como os de shoppings, supermercados, condomínios, entre outros. Já o farol alto fica reservado apenas para vias onde não há iluminação pública e quando não houver outro veículo à frente ou vindo no sentido contrário. Vale lembrar que o descumprimento das situações previstas em lei gera multa de R$ 85,13.

3 – Em dias de neblina ou chuva, devo dirigir com o farol e também pisca-alerta ligado. Certo ou errado?

erradoErrado. Esse é um equívoco comum entre os condutores. O pisca-alerta só deve ser ligado com o carro parado, pois os motoristas podem se confundir com a chuva ou neblina limitando a visibilidade. Outra possibilidade é usá-lo em situações de emergência, como imobilizações, paradas repentinas e, claro, quando for determinado pela sinalização. Atenção. não adianta ligar o pisca-alerta em esquinas, fila-dupla ou contramão, isso não anula as leis de trânsito.

4 – Ao descarregar alguma mercadoria no período da noite, as lanternas devem permanecer ligadas?

certoCertíssimo. As lanternas, ou luzes de posição, precisam ser usadas para indicar que o motorista irá embarcar ou desembarcar passageiros e/ou cargas de mercadorias no período da noite. Também podem ser usadas quando há baixa visibilidade durante o dia, devido a chuvas fortes ou neblina.

* Também é importante frisar que andar com os faróis do carro irregular é uma infração de trânsito punida com multa. Por isso, faça a manutenção quando necessário e leve para um especialista fazer a regulagem de acordo com a especificação do fabricante. Confira nosso post com dicas para quem quem dirige pela noite.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *