Saiba mais sobre os combustíveis alternativos em alta

Fotos produzidas pelo Senado

As tecnologias de carros com novas fontes de energia vem recebendo cada vez mais investimento não apenas por uma questão ambiental, mas por se tratarem de alternativas economicamente mais interessantes para nosso futuro. Com isso, veículos com combustíveis alternativos estão cada vez mais em alta.

Combustíveis alternativos são materiais ou substâncias que podem ser utilizados em substituição de combustíveis fósseis como carvão e petróleo, entre outros. São considerados “alternativos” por serem uma possibilidade de reduzir os impactos ambientais causados pelos efeitos das emissões de gases dos veículos na atmosfera. Conheça alguns:

Etanol

O Etanol é um tipo de álcool feito a partir de plantas, no caso do Brasil, principalmente a cana de açúcar. Ele não é muito popular pois sua produção tende a ser custosa e há uma preocupação se, para os agricultores, é mais rentável vender suas colheitas para a produção de etanol ou para a indústria alimentícia. Quanto aos veículos, há fabricantes que vendem motores híbridos, cuja fórmula possui 15% de gasolina e 85% de etanol E85.

Biodiesel

A diferença do que se pensa, o biodiesel não é igual ao óleo vegetal, pois somente depois que a glicerina é retirada do óleo vegetal é que temos o biodiesel. Qualquer carro com motor diesel pode usar biodiesel, sendo possível alternar os dois exatamente como acontece com os carros flex, gasolina e álcool. Atualmente, no Brasil, embora seja difícil de encontrar, há biodiesel sendo vendido nos postos na forma de B2, 2% de biodiesel e 98% de diesel.

Eletricidade

Se no passado os carros elétricos não davam muita credibilidade por não conseguirem chegar muito longe ficando sem bateria, hoje, a baterias de lithium-ion carregam depressa, duram mais e funcionam muito bem em carros elétricos que já não nos deixam na mão… ou no caminho….

Gás natural

O gás natural é um combustível fóssil, porém é o menos poluente de todos, pois é mais seguro e ambientalmente vantajoso, uma vez que não é tóxico e é mais leve que o ar. Mais limpo que o petróleo e o carvão, consome um combustível de queima limpa e reduz a necessidade de manutenção na troca de óleo. Com relação à segurança, fique tranquilo, veículos movidos a gás natural são tão seguros quanto os movidos a combustíveis tradicionais como a gasolina. Além disso, em caso de acidente, o gás natural evita riscos de incêndio gerados por poças de gasolina ou gasóleo no local, já que se dissipa na atmosfera com rapidez.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *