Como garantir segurança no transporte escolar de seu filho

segurança no transporte escolar

Na hora de escolher o transporte escolar de suas crianças é preciso dedicar um tempo para pesquisar se o bem-estar e a segurança dos pequenos estão garantidos. Antes de mais nada, busque referências sobre a empresa e/ou o condutor do veículo. Para isso, você pode entrar em contato com a escola ou falar com outros pais.

Também é importante conhecer o itinerário e ter certeza de que seus filhos serão deixados bem em frente à escola, sem a necessidade de percorrer outros trechos a pé ou atravessar ruas. E verifique se o veículo tem autorização emitida pelo órgão executivo de trânsito, ela deve estar afixada na parte interna do veículo, assim como a lotação máxima permitida. Lembrando que os veículos autorizados a fazer transporte escolar são ônibus, vans, VW, Kombi e embarcações.

Uma observação fundamental: com exceção das portas destinadas aos lugares da frente, as portas do veículo devem ser abertas apenas pelo lado de fora, para evitar acidentes ao transportar as crianças. Além disso, as janelas dos bancos de trás não podem abrir mais que 10 cm.

O ideal é haver, além do motorista, alguém como monitor dentro do veículo, para acompanhar o comportamento das crianças, verificando se estão com cinto de segurança afivelado (ou na cadeirinha apropriada para seu peso) e ajudando a mantê-las sentadas enquanto o carro estiver em movimento. O monitor também auxilia no embarque e desembarque dos passageiros.

Condutor

Para dirigir um veículo de transporte escolar há uma série de exigências, entre elas ser maior de 21 anos de idade, portar carteira de habilitação na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses, e ter sido aprovado em curso especializado para isso.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *