O medo e o ego: cuidados que todo jovem motorista deve ter

Compartilhe em suas redes:

O medo e o ego cuidados que todo jovem motorista deve tomar (1)

Fazer a auto-escola e passar em todas os exames exigidos para tirar a CHN (Carteira Nacional de Habilitação) são apenas etapas para que você se torne um bom motorista. Com o tempo e experiência, vem a habilidade para dirigir em qualquer situação, seja em uma pacata rua em dia de sol ou em meio ao caos do trânsito agitado em dia de chuva.

Para isto, é fundamental respeitar o medo e ter consciência de quais são seus limites como novo condutor. A dica é sempre válida: se você ainda não se sente pronto, vá devagar, não é porque acabou de conseguir a habilitação que instintivamente irá surgir coragem para pegar o carro e sair por aí.

Baliza, por exemplo, está entre os maiores desafios para jovens motoristas. Então, se achar que ainda não está preparado, respeite seus limites para não causar acidentes que envolvam você, seus passageiros e terceiros.

Outra dica que vale ouro: ouça motoristas mais experientes; é claro que ninguém gosta de alguém palpitando do seu lado no volante, mas a voz da experiência pode lhe trazer dicas e traquejos fundamentais para se livrar de situações de perigo.

Por outro lado, cuidado com o ego: jovens tem a tendência de se arriscar mais ao volante, por uma sensação de autonomia, auto-confiança e até uma certa invencibilidade. Entretanto, é preciso ter a maturidade de saber que a carteira de motorista também representa a responsabilidade de se locomover com cuidado, zelando pela vida e segurança de todos, dentro ou fora do carro. Leis de trânsito são necessárias e devem ser respeitadas.

E vale reforçar: não se apavore nem se encoraje demais. No começo, com a ansiedade no trânsito, (não deve! rs, mas…) podem acontecer pequenas falhas, como ligar a luz de seta ou deixar o carro morrer porque não pisou na embreagem. Quem nunca? Nessas horas, é preciso tranquilidade para recomeçar e seguir viagem. Só não deixe de ficar atento nem se acostume com o erro. Simples falhas também podem colocar vidas em perigo; dirigir não é brincadeira, então, faça as manobras que você sabe, mas sem arriscar.

Seguro de carro

É muito importante que jovens motoristas tenham um seguro de carro. É claro que toda atenção ao volante deve ser dada, mas o seguro auto pode ajudar, e muito, em casos de emergência. A Smartia oferece um serviço de cotação de seguro de carros online e você está convidado a fazer sua cotação agora.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *