Túnel Rio 450 passa a funcionar 24 horas em abril

Foto: Pedro Teixeira - Agência O Globo

Foto: Pedro Teixeira – Agência O Globo

E lá se vai quase um mês após a inauguração do primeiro túnel subterrâneo da cidade do Rio de Janeiro, o Rio 450, batizado com esse nome em homenagem aos 450 anos da Cidade Maravilhosa, comemorados este ano. Nestes primeiros 30 dias, o Túnel Rio 450 ficou fechado da meia-noite às 5h para manutenção. No entanto, deve funcionar full time, a partir de abril.

A obra foi projetada para receber 55 mil carros por dia e tem como objetivo ajudar no escoamento de veículos em direção ao centro. O túnel Rio 450 tem 1,48 mil metros de extensão e liga a Via Binário do Porto à Avenida Primeiro de Março, conectando a zona portuária à região da Praça 15. Conta com três faixas de carros em sentido único e velocidade máxima de 50km/h na entrada e 60km/h no interior.

Mas fique atento, há mudanças tanto para o tráfego de carros nos arredores do novo túnel como para quem utiliza o transporte público. Entre os exemplos de alterações, 23 ruas do centro e região portuária tiveram a mão invertida e mais de noventa linhas de ônibus que passam pela região tiveram sua rota alterada. No site oficial da prefeitura municipal do Rio de Janeiro há as alterações no trânsito e nas rotas das linhas de ônibus.

O túnel Rio 450 é uma das três obras que formam a Via Binário do Porto, planejada para substituir o antigo Elevado da Perimetral, que foi a principal via de ligação entre o centro e as zonas norte e oeste da cidade. O Elevado foi demolido entre 2013 e 2014, para dar espaço aos três novos túneis; juntos, eles têm 3,5 quilômetros.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *