Cinto de 3 pontos será obrigatório em todos os bancos do veículo

Compartilhe em suas redes:

Cinto de 3 pontos

A partir de 2020, todos os carros 0km deverão sair da fábrica com cinto de 3 pontos para todos os ocupantes, inclusive no banco de trás, onde a obrigatoriedade é, atualmente, apenas nos bancos de passageiros da frente e laterais do banco de trás.

Além disso, os novos veículos lançados no país deverão ter apoios de cabeça para todos os bancos; as regras servirão para assentos de automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários. Serão, ainda, obrigatórios pontos de fixação Isofix (uma ancoragem e uma superior para cadeirinhas para transportar crianças nos bancos traseiros).

Estas e outras medidas foram anunciadas em fevereiro deste ano, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com intenção de reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de carro. A obrigatoriedade valerá a partir de 2018 para novos veículos lançados no mercado e a partir de 2020 para todos os automóveis que estiverem em produção.

Mas o uso do cinto no banco de trás é obrigatório?

Sim, o cinto de segurança para passageiros no banco traseiro é obrigatório, ainda que não exista uma fiscalização intensa. Entretanto, vale reforçar que ele é fundamental. Isto porque, caso ocorra um acidente, o passageiro que está “solto” pode se machucar gravemente ou ferir os demais ocupantes do carro com seu peso, que chega a se multiplicar com a força do impacto. Portanto, não se esqueça de usar o cinto e garantir sua segurança e de que está com você.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *