Blindar o carro vai me deixar mais seguro?

Compartilhe em suas redes:

blindar o carro

Não são poucas as situações de risco as quais estamos expostos todos os dias, especialmente no trânsito. Por isto, mesmo custando quase o preço de um veículo novo, a procura pelo serviço de blindagem de automóveis tem aumentado a cada ano, como reflexo de uma tentativa em conter a sensação de medo e insegurança das ruas.

Para se ter uma ideia, segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), há quatro anos consecutivos a busca por automóveis blindados vem quebrando recordes. São Paulo está no posto de estado brasileiro com maior número de veículos blindados de todo o país; dos carros brasileiros com blindagem, mais de 72% são paulistas.

Mas qual tipo de automóvel pode ser blindado? Basicamente, qualquer carro pode receber a instalação, inclusive veículos populares. Em alguns casos, como alternativa mais simples e menos cara, há películas que aumentam a resistência do vidro contra golpes e objetos atirados, mas isto não é suficiente em casos de armas de fogo.

Voltando à blindagem, é preciso levar em conta se a instalação vale a pena de acordo com as condições técnicas e o preço do serviço para cada automóvel. Há, atualmente, seis tipos de blindagem; quatro delas são liberadas para população em geral (usuários civis). Com relação às outras duas, uma só pode ser feita após liberação do Exército Brasileiro e a outra é proibida. No país, a blindagem mais comum é a nível III, que resiste a armas de fogo, metralhadoras de baixo calibre e escopetas.

Como a blindagem é um processo delicado, é necessário perícia e tempo (de 20 a 40 dias, dependendo do veículo), já que o carro é quase desmontado integralmente para a instalação. Vale ressaltar que a blindagem deixa o carro aproximadamente de 150 a 200 kg mais pesado, o que exige manutenção periódica de partes do automóvel como nas molas de suspensão, freios, motor e câmbio. Também o consumo de combustível é maior em carros blindados.

Mas nem sempre blindar o carro é sinônimo de segurança completa*. Isto porque, a blindagem do veículo pode livrá-lo de várias situações de risco, mas infelizmente não garante que você esteja intocável, por isto, não descuide de sua segurança. E importante, se estiver interessado na instalação de blindagem em seu veículo, procure empresas conhecidamente responsáveis pela qualidade do serviço.

*Lembre-se que independente de seu carro ser blindado ou não, ter um bom seguro auto é fundamental. Faça uma cotação para seguro de carros agora.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *