Não são poucas as situações de risco as quais estamos expostos todos os dias, especialmente no trânsito. Por isto, mesmo custando quase o preço de um veículo novo, a procura pelo serviço de blindagem de automóveis tem aumentado a cada ano, como reflexo de uma tentativa em conter a sensação de medo e insegurança das ruas.
Para se ter uma ideia, segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), há quatro anos consecutivos a busca por automóveis blindados vem quebrando recordes.
São Paulo está no posto de estado brasileiro com maior número de veículos blindados de todo o país; dos carros brasileiros com blindagem, mais de 72% são paulistas.
Para se ter uma ideia, o Brasil tem o maior mercado mundial de carros blindados e somente em 2017 foram emplacados 16 mil veículos desse tipo.
Mas qual tipo de automóvel pode ser blindado?
Basicamente, qualquer carro pode receber a instalação, inclusive veículos populares.
Em alguns casos, como alternativa mais simples e menos cara, há películas que aumentam a resistência do vidro contra golpes e objetos atirados, mas isto não é suficiente em casos de armas de fogo.
Voltando à blindagem, é preciso levar em conta se a instalação vale a pena de acordo com as condições técnicas e o preço do serviço para cada automóvel.
Há, atualmente, seis tipos de blindagem; quatro delas são liberadas para população em geral (usuários civis).
Com relação às outras duas, uma só pode ser feita após liberação do Exército Brasileiro e a outra é proibida.
No país, a blindagem mais comum é a nível III, que resiste a armas de fogo, metralhadoras de baixo calibre e escopetas.
Como a blindagem é um processo delicado, é necessário perícia e tempo (de 20 a 40 dias, dependendo do veículo), já que o carro é quase desmontado integralmente para a instalação.
Vale ressaltar que a blindagem deixa o carro aproximadamente de 150 a 200 kg mais pesado, o que exige manutenção periódica de partes do automóvel como nas molas de suspensão, freios, motor e câmbio.
Também o consumo de combustível é maior em carros blindados.
É possível blindar o carro na fábrica?
São poucas as opções de carros que saem blindados de fábrica, isso ocorre devido a uma política das próprias montadoras e pela burocracia que encontram com o exército.
Existem algumas vantagens de ter o vidro blindado para automóveis e a carroceria de fábrica, entre elas está fato ter a garantia do fabricante e aproveitamento máximo de sua potência e equipamentos por não haver necessidade de adaptações.
Entretanto, o preço carro blindado de fábrica pode desagradar bastante pelo seu alto custo.
Um exemplo é o Q5 da Audi, o modelo mais equipado sem blindagem custa em torno de R$ 300 mil, porém, para blindar o carro de uma versão intermediária, terá de pagar mais R$ 350 mil apenas pelo serviço.
No fim, um modelo intermediário custará mais que o dobro de um top de linha pelo fato de ser blindado.
Por isso, em muitos casos blindar carros preço acabam sendo mais em conta contratar p serviço a parte e após a saída da concessionária.
Quais os carros blindados mais populares e com baixo custo?
Citamos o exemplo de um modelo que possui um alto valor de mercado, porém, é possível encontrar preço carro blindado mais acessível.
Na lista dos mais populares com blindagem e custo não tão elevados aparece o Corolla, Civic, Tucson, Tiguan e Range Rover Evoque.
Mas, afinal, blindar o carro vai me deixar mais seguro?
Nem sempre blindar o carro é sinônimo de segurança completa.
Isto porque, a blindagem do veículo pode livrá-lo de várias situações de risco, mas infelizmente não garante que você esteja intocável, por isto, não descuide de sua segurança.
E importante, se estiver interessado na instalação de blindagem em seu veículo, procure empresas conhecidamente responsáveis pela qualidade do serviço.
Vale ressaltar que conforme o tipo de blindagem ela protege contra algumas armas de fogo e outras ameaças como objetos arremessados contra o carro.
Além disso, ao blindar o caro deve se preparar financeiramente, pois, o custo de manutenção aumenta assim como o valor do seguro.