Como transferir os documentos do carro para seu nome

Transfira os documentos do carro para seu nome

Para transferir os documentos do carro e passar a documentação de um veículo usado para o seu nome, é preciso prestar bastante atenção para não ter dor de cabeça no futuro. A transferência do veículo deve ser feita dentro do prazo de 30 dias, a partir da data do recibo de compra e venda.

Como transferir os documentos do carro para seu nome

A primeira coisa que deve ser feita é ir ao cartório e fazer o reconhecimento de firma por autenticidade do comprador e do vendedor do carro. Depois, vá a qualquer agencia bancária e o sistema bancário lhe fornecerá os débitos referentes ao DPVAT, IPVA e multas. Caso haja algum débito, relativo ao dono anterior do carro, o pagamento deve ser feito no próprio banco e depois você irá recolher uma taxa de R$ 193,70, referente à transferência do veículo. Mas se ele já estiver licenciado, a taxa de transferência cai para R$ 134,37.

Depois que estiver tudo quitado, o veículo deve passar pela vistoria no Detran e no mesmo dia o proprietário pode se dirigir à Central de Atendimento do órgão para dar entrada à documentação necessária. No mesmo dia pode ser retirado o CRV (Certificado de Registro do Veículo) e o CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo) em nome do novo proprietário.

Quais são os documentos necessários para a transferência?

•    Cópia do CPF, RG, ou C.N.H.
•    Cópia do comprovante de residência.
•    Comprovante bancário, com a taxa e eventuais débitos anteriores quitados.
•    Original do CRV – Certificado de Registro do Veículo (documento de transferência) preenchido, datado e assinado, com firma reconhecida por autenticidade em cartório.
•    Decalque legível do chassi.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

28 Comentários

  • Bruna says:

    Bom dia , me tirem uma duvida por favor, meu pai quer passar o carro pro meu nome, so q tenho nome sujo , isso interfere em algo ?
    Desde ja agradeço !

  • bom dia estou com uma duvida transferir um carro ontem na parte da manhã no Poupatempo detran quero saber quanto tempo demora pro carro já constar no meu nome

  • rudinei marcos michels says:

    boa tarde…eu fis o quitamento do meu carro tenho o boleto dele todo pago,porem não consigo passar pro meu nome..pq comprei de terceiros de uma loja pois o carro estava no nome de outra pessoa …tenho todos documentos …procuração da pessoa que esta o nome do carro ela passou pra mim ,procuração da loja que comprei,contrato de compra e venda autenticado,e o boleto do banco quitado..só que o recibo o antigo dono perdeu eu peço a segunda via mas o banco manda pro endereço da pessoa que esta no documento oq faser?

  • rudinei marcos michels says:

    boa tarde…comprei um carro quitei tenho todos os documentos porem o recibo o antigo dono perdeu …eu comprei ese carro em uma loja aqui perto….tenho o contratio de compra e venda ,procuração do antigo dond passou o carro pra min,e o boleto do carro quitado…não consigo passa pro meu nome pois quando peçp a segunda via do recibo vai para o antigop dono eu nao sei onde esta morando a pessoa que esta no documento oq faser?

  • Brendo says:

    boa tarde moro em valença bahia to querendo como um carro em serrinha banhia como fasso pra transferi pro meu nome ????

  • Ligya Santana says:

    Olá. Comprei um veículo e não estou conseguindo transferir para meu nome. O que esta acontecendo é na hora que preencho o cadastrado no Detran aparece a seguinte mensagem (Novo proprietário igual ao anterior utilize alteração referente restrição financeira ) o que significa essa mensagem? Me ajudem tenho somente até amanhã para transferir.

  • Yefferson Borges says:

    olá, sou de Santana do Livramento e quero comprar um carro em Portoalegre, quero saber cuais documentos devo levar daqui e cuais documentos devem darme pra que eu venha a transferir aqui? obrigado

  • Luivia Silva says:

    comprei um carro e por motivos financeiros não consegui transferir para o meu nome. Hoje estou finalizando a minha habilitação (não posso transferir para o meu nome pq tem multas e vai dar pau na minha carta) o recibo esta no meu nome, será q eu consigo refazer o recibo e colocar no nome de outra pessoa. se alguém puder me ajudar respondendo eu agradeço

  • karla says:

    ola,meu pai está vendendo um carro para o meu esposo ,quais os procedimentos legais para não haver problema futuros na partilha do inventario?

  • Fabiana Costa says:

    Bom dia aduiri um carro em outubro do ano pssado e desde então, a agência diz q entra em contato com o antigo dono para vir assinar os documentos para a fazer a transferência, e já estamos em maio e até agora nada, estou no aguardo para poder fazer a vistoria de 2016,como posso proceder?

  • Fabiana Costa says:

    Bom dia adquiri um carro em outubro do ano passado e desde então, a agência diz q entra em contato com o antigo dono para vir assinar os documentos para a fazer a transferência, e já estamos em maio e até agora nada, estou no aguardo para poder fazer a vistoria de 2016,como posso proceder?

  • José Pereira Conceição says:

    Oi boa tarde e eu gostaria de saber e q eu comprei um carro e o antigo proprietário foi preso eu queria saber o q eu tevo fazer para transferir o carro pro meu nome é o carro tá tudo em dia … obrigado

  • Larissa says:

    Tem como eu passar o carro pra o nome de uma Pesssoa com a CNH vencida ?

  • CINEIDE MARIA says:

    Olá bom dia comprei o carro do rapaz só quer o carro está no nome do banco e não tem recibo como Faco pra passa pro meu nome é praça de outra cidades pó favor mim ajuda a tira esta dúvida obrigada

  • Maxwell says:

    Para passar o documento do carro para o nome do comprador deve estar com o nome limpo? Mesmo se ele tiver o dinheiro a vista na mao?

  • Leliane says:

    Oi comprei um carro fui no cartório fizemos tudo direitinho posso passar para meu nome em outra cidade

  • luciene misael says:

    Ola boa Noite< a pessoa q comprou o meu veiculo no nome dela mora em uma cidade, e eu moro em outra cidade, isso irá ter algum cunsto?.. e de quanto? Obrigada

  • Jean victor gomes martins says:

    Gostaria de saber uma coisa, o meu carro não foi passado por cartório, mais foi pago pro antigo proprietário, aliás está no meu dele, eu posso transferir pro meu nome ainda?

  • Thulio says:

    Bom dia,

    Eu comprei o carro de uma pessoa, porém não estava no nome dela, como faço para resolver isso?

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Thulio,

      Obrigada por comentar em nosso site Smartia.com.br,
      Por favor, procure o órgão responsável pelas transferências para que possam ajuda-lo.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Camila Rosa says:

    Boa noite, o veículo está no nome do meu marido mas não tem como ele assinar, como posso fazer?

    Obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Camila,

      Obrigada pelo contato.
      Você precisa ir até o órgão responsável pelas transferências para que possam ajuda-la.

      Atenciosamente.

  • Marcos Jose Brito says:

    Bom dia, estou comprando um carro de terceiro, só que o recibo o filho dele rasgou e o recibo está no nome dele, o que eu faço para passar o recibo para meu nome? O que ele tem que fazer?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Marcos,

      Obrigada pelo contato.
      Sugerimos que procure um profissional especializado para que possa tirar sua dúvida.

      Atenciosamente.

  • Polissonografia says:

    Bom artigo.

    Obrigado

  • Agnaldo says:

    Boa tarde,

    Comprei o carro há algum tempo e ainda não transferi, posso rodar com ele normalmente?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Agnaldo,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Você pode andar com ele sim, mas para evitar futuros problemas, é importante que você faça a transferência em até 30 dias, contados à partir da data em que pegou o veículo.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *