Quais são os fatores que tiram a atenção do motorista?

O que mais tira a atenção do motorista?

O motorista sempre tem mil motivos para se distrair enquanto dirige. O problema é que isso geralmente atrapalha a direção e pode causar acidentes. Algumas distrações, como o uso do celular, são fatais e o uso do aparelho ainda é a maior causa de acidentes de transito. De acordo com uma pesquisa inglesa, o motorista fica cerca de 20% do tempo prestando atenção em outras coisas que não são a direção e a estrada.

Entre os fatores que mais distraem o motorista, está o uso do aparelho celular. Muitas pessoas andam falando ao telefone, mandando mensagens e até tirando fotos, o que compromete muito na concentração, além de ser uma infração de trânsito. O uso de fones para ouvir música também é proibido na hora de dirigir, pois é preciso ouvir e ver tudo que está acontecendo a sua volta.

O ato de dirigir passa a ser tão natural depois de um tempo, que os motoristas se sentem a vontade para fazer outras atividades enquanto dirigem. Mas o problema é que a rua tem outros carros, pedestres, buracos e árvores que aparecem no caminho. 3 segundos de distração é o suficiente para causar uma batida ou até um acidente maior.

Outro fator que atrapalha a atenção do motorista é o fato de ficar se olhando no espelho para arrumar o cabelo, retocar a maquiagem ou até tirar um cisco do olho. Se precisar checar a aparência, o ideal é que faça antes ou ao chegar no local de destino.

Alguns estudos afirmam que até o uso do GPS tem causado distrações nos motoristas, pois em vez de ele olhar para a estrada, presta atenção pelo caminho no GPS. O aparelho é uma excelente ajuda para os que dirigem em novas cidades, mas a dica é tentar se localizar apenas pela voz do GPS, que vai indicando o caminho.

Os outdoors, propagandas chamativas e até paisagens bonitas são outros fatores que distraem o motorista em até 3% do tempo. É praticamente impossível não parar para observar um lindo por do sol na sua cidade, mas lembre-se de manter a atenção nas duas coisas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *