15 dicas para motoristas iniciantes

motoristas iniciantes

dicas para motoristas iniciantes

Você enfim recebeu sua carteira de motorista, mas, ainda está inseguro e tem dúvidas sobre como dirigir com maestria? Está precisando de algumas dicas para se sentir mais confiante? Fique ligado nesse artigo então!

Dirigir passa a ser uma tarefa fácil depois de um tempo de prática. No começo, parece impossível controlar tudo ao mesmo tempo, como trocar a marcha, pisar nos pedais certos, abrir os vidros, ouvir música e prestar atenção no trânsito. Com o tempo, todas essas ações ficam naturais e você percebe que já internalizou as ações. É como andar de bicicleta.

Mas é importante ressaltar algumas dicas para os novatos não entrarem em pânico. Dá sempre um frio na barriga na primeira vez que se dirige um carro sozinho, é natural. Pensando em ajudar com esse problema, a Smartia separou algumas dicas para os motoristas iniciantes e de primeira viagem. Descubra quais são as 15 dicas para motoristas iniciantes:

  1. Mantenha-se calmo

Em primeiro lugar, muita calma nessa hora. Respire fundo e preste bastante atenção no trânsito a sua volta. Dirija devagar, abaixo da velocidade da via, para que você sinta o carro e comece a se acostumar. Lembre-se de tudo que aprendeu na autoescola. Se você conseguiu a CNH, é porque sabe dirigir.

  1. Deixe o veículo confortável

Sempre que entrar em seu carro, regule a altura do volante e a posição do banco. Estar confortável é tão importante quanto colocar o cinto de segurança ou ajustar os espelhos corretamente.

  1. Leia o manual do seu carro

Essa pode parecer uma dica estranha, mas, assim como a maioria das coisas comercializadas atualmente, os veículos também possuem um manual de instruções. E esse merece ser lido. Nele você encontrará informações importantes sobre o funcionamento do carro. Caso você não o tenha em mãos, procure uma versão na internet.

  1. Confira todos os itens necessários antes de sair

Antes de sair com o carro tenha certeza de que está em posse do documento do mesmo e de sua CNH. Além disso, veja como está o veículo. Verifique nível de combustível, água, pneus, etc. Assim você evitará possíveis problemas durante o trajeto.

  1. Treine bastante antes de enfrentar o trânsito

Treine direção em locais distantes do trânsito e de pouco movimento. Lugares mais tranquilos como bairros afastados, ou mesmo grandes estacionamentos em dias de comércio fechado são ideais. Invista tempo praticando a troca de marchas, controle de embreagem e manobras de estacionamento.

  1. Tenha atenção com os espelhos

Fique atento aos retrovisores, e mantenha-os sempre bem posicionados. Eles são pontos essenciais para perceber o que está acontecendo a sua volta e qual é a sua distância em relação aos outros carros.

  1. Descubra o trajeto antes de sair

Vai sair com o carro? Procure conhecer o caminho que percorrerá antes. Use um GPS ou mesmo se informe com pessoas que conhecem o endereço de destino. Quanto mais certeza do caminho que você tem que seguir você tiver, mais tranquilo consegui se manter durante o percurso.Aproveite para descobrir também se o endereço dispõe de estacionamento seguro.

  1. Deixa a manutenção do carro em dia

Faça a manutenção do carro. Muitos motoristas novatos se empolgam e se esquecem de que a manutenção é de extrema importância. Calibre os pneus e verifique a água e o óleo pelo menos duas vezes ao mês. Faça as revisões periódicas e evite andar com o tanque na reserva.

  1. Aprenda a ouvir o carro

Escute o carro. Preste atenção quando o veículo pedir para trocar de marcha. Ele vai fazer um baralho mais alto, como se o motor estivesse chiando. A demora para trocar de marcha provoca gasto de combustível desnecessário.

  1. Fique sempre na faixa da direita

Dirija na faixa da direita. A faixa da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagem, por isso, no começo é indicado que fique apenas na faixa da direita. Quando pegar o jeito, a ultrapassagem vai ser algo natural, mas, até lá, evite fazer ultrapassagem constantemente.

  1. Pratique sempre a direção defensiva

Infelizmente, a direção defensiva ainda não é a realidade da maioria dos motoristas. Mas, exatamente como você aprendeu na autoescola, ela é capaz de salvar muitas vidas. Por isso, sempre se atente a ela. Em especial cultive o hábito de manter sempre uma distância segura em relação ao veículo à sua frente.

  1. Continue estudando as leis de trânsito

É imprescindível que você sempre tenha em mente as leis de trânsito, assim, você evitará cometer infrações ou mesmo se arriscar fazendo algo errado.

  1. Contrate um seguro auto

Acredite, esse é o melhor investimento que você pode fazer, especialmente sendo um motorista iniciante. Com um seguro auto, você terá mais tranquilidade à circular pela cidade, sabendo que caso algum imprevisto ou acidente aconteça você estará protegido.

  1. Esqueça o celular enquanto dirige

Se você realmente pretende dirigir bem, precisa estar com sua atenção focada no trânsito. Isso significa, nada de celular enquanto estiver ao volante. Além disso, essa é uma prática perigosa, considerada como infração gravíssima, passível de multa e perda de pontos na carteira.

  1. Enfrente os congestionamentos

Encare o trânsito pesado. Depois de treinar bastante em lugares calmos, é hora de encarar o desafio e dirigir com o trânsito agitado. É normal sentir certa insegurança, mas depois que passar por isso, perceberá que dirigir não é tão complicado quanto parecia.

Como dito no começo deste artigo, a prática leva a perfeição. Então, não tenha medo de praticar, treine o máximo que puder. Quando você menos esperar, estará dirigindo como um motorista experiente.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *