Para que serve a vistoria anual de veículos?

Compartilhe em suas redes:

Entenda melhor sobre a vistoria anual

A vistoria anual de veículos é feita pelo Detran e é obrigatória para todos os carros. O objetivo é checar irregularidades nos automóveis em uso, para que o carro não prejudique a segurança do motorista e também do resto da população. Também é necessária para comprovar legitimidade e autenticidade da identificação do veículo e da documentação.

As taxas para que a vistoria seja feita são definidas pelo Detran e devem ser cobradas aos proprietários dos veículos. Caso o carro seja reprovado, é preciso passar pelos ajustes necessários e depois voltar para nova checagem.

Para fazer a vistoria é preciso preencher o formulário RENAVAM no site do Detran de estado, depois levar os documentos necessários e o formulário preenchido ao posto do Detran para fazer a vistoria.  É preciso estar em dia com o pagamento de impostos, multas e encargos dos veículos. O Detran todo ano disponibiliza um novo calendário indicando quando deve ser feita a vistoria de cada veículo, de acordo com a placa.

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aprovou, em 2009, que a inspeção veicular deveria ser obrigatória em todo o país, pois checando com frequência as falhas na manutenção, haverá menos emissão de gás carbônico, que prejudica o meio ambiente. Foi definido que cada estado do país com frota superior a 3 milhões de veículos seria obrigado a criar Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV).

A inspeção veicular deve ser feita 90 dias antes do licenciamento anual e o Ibama decide quais são os procedimentos para avaliar o estado do veículo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

2 Comentários

  • teresa says:

    Solicito,por favor, orientação .

    1-sobre a possibilidade de realizar a vistoria de um carro referente à 2015, em 2016, e se isso acarreta algum problema, pois não estou conseguindo marcar para esse ano.
    2-Desejo também saber,se isso acarreta multa,perdendo pontos na CNH.
    3-sobre um outro caso: se um condutor que tem 157 pontos indevidos na carteira nos últimos 5 anos,sendo que nos últimos 12 meses não perdeu pontos, poderá renovar a CNH normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *