Entenda como são feitos os combustíveis aditivados.

Entenda como são feitos os combustíveis aditivados.

A base da gasolina aditivada é a gasolina comum, conforme a Petrobras; o que a difere da última é que ela é adicionada por um pacote de itens detergentes e dispersantes, cuja função e de manutenção da limpeza de todas as partes que estão em contato com o combustível, como é o caso dos bicos injetores, câmera, cabeçote, carburador e válvulas. Entretanto, há outra maneira de identificar o combustível aditivado a olho nu, que é por sua cor. É praxe que os fabricantes usem corantes na substância para diferenciá-la do combustível comum, ainda que sua octanagem seja exatamente a mesma nos dois.

O processo de fabricação dos combustíveis aditivados se dá nas bases de distribuição, em que são utilizados sistemas misturadores que trabalham em favor da colocação do aditivo no combustível juntamente ao carregamento dos compartimentos que se encontram nos caminhões tanque.

Entre as vantagens das gasolinas aditivadas, uma se destaca: o fato de ela manter as características originais dos sistemas de injeção, em prol da não formação de dejetos nos injetores e nas válvulas de admissão, o que pode levar à redução considerável de rendimento do veículo e aumento do consumo de combustível para um mesmo desempenho anterior, sem contar o aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera. E, ainda que o processo de aditivação do etanol seja igual ao da gasolina, em combustíveis renováveis, a queima é mais limpa e o acúmulo de dejetos é insignificante.

Na prática, as principais diferenças entre os combustíveis comum, aditivado e premium compreendem os seguintes aspectos: ao passo que o tipo aditivado e premium contêm aditivos de limpeza e dispersantes, a comum não tem; a premium é menos danosa ao meio ambiente. O mais relevante é que realmente se tenha conhecimento das reais substâncias que estão nos combustíveis aditivados, para não ter surpresas desagradáveis no funcionamento dos veículos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *