Aprenda os cinco passos para acionar o seu seguro com facilidade

| Autor: Jeniffer Elaina

Um sinistro aconteceu, mas você não tem ideia de como acionar o seu seguro auto? Sem problemas! A seguir, listamos o passo a passo para obter assistência.

Saber como acionar o seguro auto é algo fundamental. Após um sinistro, esse conhecimento vai garantir atendimento mais simples e rápido pela seguradora.

Mais do que uma forma de se precaver, o seguro para os veículos é uma necessidade para os condutores.

Em geral, são eles que reduzem os prejuízos dos proprietários em caso de acidentes de trânsito, roubos ou furtos com o carro.

Ao contratar um seguro, porém, é essencial conhecer tudo sobre a sua cobertura e acionamento.

É importante saber que essas condições podem ter variações, conforme a seguradora, já que a Zurich Seguros funciona diferente da MAPFRE Seguros, Suhai seguradora, BB seguro auto, Youse e outras.

Por exemplo: de nada adiantará contatar a seguradora após uma colisão, se o seu seguro não possuir cobertura para essa situação.

Além disso, existem regras sobre a perda parcial e a perda integral. De modo geral, a perda parcial só é paga pela seguradora quando o segurado é o culpado pelo acidente.

Se a ocorrência tiver sido provocada por um terceiro, é necessário que ele pague pelos prejuízos nesse sinistro.

Ele poderá fazer isso por meio da cobertura de terceiros do seguro dele, ou então tirar valores do próprio bolso.

Em todo o caso, a sua seguradora vai pagar os prejuízos e o terceiro fugir do local ou se negar a arcar com os danos.

Mas fica aberta a possibilidade de responsabilização do outro motorista, por meio de um processo judicial.

Uma perda parcial acontece quando os danos ao carro são menores do que 75% do valor do veículo no mercado. Já a perda integral é superior aos 75%.

Após uma perda integral, ou do furto ou roubo do auto, o usuário recebe indenização completa.

Os valores servirão para a compra de um novo veículo, já que o anterior não poderá mais ser utilizado.

Aprenda os cinco passos para acionar o seu seguro com facilidade

Como acionar o seguro auto?

No geral, as seguradoras seguem quase um padrão para acionamento do seguro. Ou seja, independente de você contratar a proteção da Itaú Seguros, Zurich, BB Seguros, Youse, MAPFRE, Suhai Seguros, Liberty Seguros, SulAmérica auto, Cardif, entre outras.

Além disso, esses passos a passo são para quem precisa acionar o seguro de moto  também. Veja!

1. Sinalize o local

O primeiro passo após um acidente é averiguar se não há nenhum ferido. Caso existam feridos, será necessário ligar para o SAMU ou bombeiros, e solicitar atendimento de emergência.

As vítimas não devem ser movidas caso o impacto do acidente tenha sido intenso. Motoqueiros nunca devem ser movimentados, devido ao risco de danos à coluna.

Depois, se o carro puder se movimentado, sem prejudicar nenhum dos indivíduos, é necessário retirá-lo do meio da via. Logo após, você deverá sinalizar o local.

Utilize do triângulo de sinalização para alertar aos demais motoristas que logo à frente houve um acidente.

Essa sinalização deve ser feita se os veículos forem ou não movimentados. Ainda é preciso realizá-la após outros tipos de sinistros, como pane seca ou elétrica, queda de raio ou incêndio.

Sempre que o carro for permanecer na via pública, aguardando socorro, é preciso avisar aos demais motoristas.

2. Registre a ocorrência

Quando há vítimas do sinistro, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência. O mesmo vale para quando o acidente não fere ninguém, mas envolve um veículo de terceiro.

Por isso, é importante solicitar os dados de todos os indivíduos e de algumas testemunhas, e então se dirigir à delegacia mais próxima.

O BO será exigido pela seguradora no momento de acionar o seguro.

Caso o acidente tenha envolvido outros veículos, o melhor a se fazer é fugir de discussões com os demais motoristas. Não vale a pena tentar atribuir a culpabilidade a alguém.

É preferível transferir essa responsabilidade à seguradora, de acordo com sua avaliação, seus critérios técnicos e normas de trânsito.

Podem ocorrer também casos em que a ocorrência não envolve nenhum terceiro. Você pode, por exemplo, bater seu carro em um poste.

Nesse caso, o BO não será necessário. Bastará registrar fotos e vídeos da ocorrência. Os registros funcionarão como comprovantes do ocorrido.

3. Contate a seguradora

Com o BO e/ou fotos registrados, será hora de falar com a seguradora. Para isso, você deverá ligar para a empresa, no número indicado em sua apólice.

Deste modo, sempre tenha à mão o contato da seguradora. Vale a pena anotá-lo no smartphone, e manter o cartão de visita da empresa na carteira.

Isso vai facilitar essa etapa no processo para acionar o seu seguro.

Com o registro feito, a seguradora vai avaliar a ocorrência e verificar se ela atende às regras do contrato.

Essa análise é feita, por exemplo, para provar que o incêndio ocorrido não foi proposital.

Quando os sinistros são propositais, eles configuram fraude, e não serão cobertos pela seguradora.

Para otimizar a análise pela seguradora, busque fornecer dados completos sobre a data, o horário e o local do acidente.

Assim como dados dos outros veículos, se for este o caso. Também forneça um breve relato da ocorrência do sinistro.

Como citado, fotos e filmagens podem ajudar, independentemente do tipo de sinistro.

4. Leve o carro à oficina

Assim que a seguradora confirma o sinistro coberto, o carro é direcionado para as oficinas credenciadas pela empresa.

As credenciadas possuem autorização prévia para realização dos reparos no automóvel.

Muitas empresas também permitem que o consumidor escolha sua própria oficina, não credenciada.

Porém, neste caso, é necessário que a seguradora aprove primeiro o orçamento para conserto.

Uma das vantagens das credenciadas, além da rapidez no processo, é que as seguradoras oferecem benefícios extras aos usuários.

Eles incluem o desconto no valor da franquia ou diárias adicionais de carro reserva no período do conserto.

Aprenda os cinco passos para acionar o seu seguro com facilidade

5. Pague a franquia ou renove o seguro

Assim que o carro for levado à oficina para conserto, será necessário pagar a franquia do seguro. A franquia é o valor de responsabilidade do consumidor na hora de reparar o carro.

Geralmente, este custo é fixo, e aparece definido na apólice da proteção.

Imagine que o seu carro bate, e seu conserto terá custo de R$ 4 mil. Como a franquia do seu seguro é de R$ 1 mil, você pagará R$ 1 mil à oficina.

Já a seguradora irá quitar os R$ 3 mil restantes. Logo que a franquia é acertada pelo consumidor, a oficina inicia o conserto do auto. Nas credenciadas, é comum que os valores possam ser parcelados.

Há ainda a possibilidade de uma perda integral. Quando ela ocorre, não é necessário pagar franquia. Em vez disso, o consumidor recebe o valor total para a compra de um novo carro.

Depois, a apólice da proteção é encerrada. Caso adquira um novo veículo, o usuário precisará contratar um novo seguro.

Saiba que esses procedimentos são válidos também para o seguro de moto. Na dúvida, fale com a empresa de seguro Zurich, SulAmérica seguro auto, Cardif seguros, seguro Itaú, seguro Suhai, Azul Seguros telefone de contato ou outra, que seja responsável pela sua apólice. 

Agora você já sabe tudo o que precisa para acionar o seu seguro. Para que esse processo seja ainda mais simples, vale a pena contratar proteção com a seguradora certa.

Por isso, pesquise bastante entre as empresas. A melhor seguradora é aquela que oferece todas as coberturas necessárias ao seu veículo, mas que também proporciona bom atendimento após um sinistro.

E se a seguradora se negar a indenizar o seguro, o que eu faço? 

No caso de ter algum problema com a seguradora, caso ela se negue a pagar o seguro, verifique o motivo da recusa. 

Se ela estiver descumprindo o contrato, entre em contato com a SUSEP. Você pode tirar suas dúvidas no “Guia de orientação e defesa do consumidor”.  

Estando você com a razão, o único caminho é mover uma ação contra a seguradora que não quer pagar o sinistro. 

Lembre-se de que, em caso de descumprimento das regras, você perde o direito a indenização. Portanto, nesse caso, não adianta reclamar. Por isso recomendamos sempre ler a apólice do seguro auto antes de assinar o contrato. 

Isso funciona para qualquer uma das seguradoras, tanto para a Liberty Seguros, Zurich, MAPFRE, BB Seguros, YouseSulAmérica auto, Suhai Seguros, Itaú Seguros, Cardif, quanto para outras. 

Aproveite para sanar as dúvidas com o corretor de seguros, sobre sinistro, tanto para proteção de carros, quanto para os seguros de moto. Assim, você evitará surpresas desagradáveis. 

Na dúvida, converse com o seu corretor e pesquise sobre o que os consumidores acham sobre a empresa.

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