Dicas para conduzir sua moto com segurança nas estradas

 Dicas para conduzir sua moto com segurança nas estradas

Para o motorista que dirige em vias públicas, existe um tipo de cuidado diferente dos que existem para a estrada. E se tratando de motocicleta, a atenção deve ser redobrada. Quando se resolve fazer uma viagem de moto, é importante estar a par de algumas dicas de segurança, para não ser surpreendido pelo caminho.

Separamos algumas dicas para que você acompanhe e se mantenha atento antes de viajar:

Mantenha-se sempre visível

Sempre que possível, é recomendável a utilização de roupas com detalhes reflexivos. Além disso, trafegar com o farol ligado ajuda a manter o veículo ao alcance do campo de visão dos outros motoristas. Evite manobras que possam não ser percebidas pelos condutores dos outros veículos.

Não ultrapasse nas curvas.

Fazer ultrapassagens nas curvas limita a visibilidade dos veículos que transitam pela pista oposta. O ideal é esperar por um trecho de retas para poder realizar a manobra com plena segurança.

Cuidado com o ponto cego.

Não circule muito próximo a carros ou caminhões. Você pode estar na zona de “ponto cego” dos outros veículos, que podem mudar de pista sem aviso prévio e provocar acidentes.

Alimentação e Hidratação

 Beba muita água! Porém tenha muito cuidado com as fontes e nascentes que encontra pelo caminho, pois pode haver algum tipo de contaminação. Vista roupas frescas, transpiráveis e não se esqueça que, quanto mais vento e calor, mais água vai perder! Por isso vai ter que repor líquidos e sais minerais. Não se esqueça que a fruta é um bom aliado no combate à desidratação. Leve algumas na bagagem, e nunca esqueça uma garrafa de água.

Antes de conduzir, é importante não exagerar na alimentação. Uma digestão dificultosa ou um estado de alcoolemia, causam desatenção e distração na condução. O álcool desidrata, por isso também deve ser evitado se for conduzir em seguida.

Em caso de sono, procure uma sombra e descanse um pouco. É melhor descansar um pouco para melhor desfrutar o caminho.

Horários

Aproveitar as horas mais frescas do dia para fazer mais quilômetros é uma ótima dica. Partir de manhã bem cedo ou aproveitar o final da tarde é uma boa ideia. Mas evite circular à noite: os perigos aumentam, ainda mais nas estradas desertas, onde os animais silvestres tendem à cruzar o caminho.

As dicas aqui apresentadas servem como base de, no caso, fazer um check list antes da viagem. Procure enumerar suas principais prioridades e conferi-las antes de pegar a estrada.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *