As dificuldades de tirar carteira de motorista

As dificuldades de tirar carteira de motorista

A carteira de motorista representa mais que somente estar habilitado para conduzir um veículo, representa também liberdade e independência. Algumas das vezes é exigida como pré requisito em vagas de emprego, o que faz com que a maioria das pessoas recorram rapidamente a uma auto escola.

Apensar da grande procura para tirar a habilitação, a maioria dos candidatos são reprovados no exame prático. Além das dificuldades da própria condução do veículo, os avaliadores costumam ser bastante rigorosos, o que aliado ao nervosismo, faz o número de reprovados aumentar.

20 horas de aulas práticas são exigidas pela lei para qualquer candidato a motorista no Brasil. De acordo com diretores de auto-escola, o tempo é insuficiente para aprender a se virar bem no trânsito. Mesmo com o alto índice de aprovação no exame teórico, muitos alunos ainda tem dificuldade no prático.

O ideal é que, caso o aluno não se sinta seguro, contrate mais aulas práticas para que suas possíveis dúvidas e inseguranças sejam sanadas.

 

Dificuldades também para motoristas de moto

Segundo o delegado da Divisão de Habilitação do Detran, Adilson Agdo, quem pretende tirar a CNH categoria A, de moto, deverá fazer a prova em duas etapas, uma na rua e outra em pista fechada.

Além disso, o número de aulas práticas também aumentou. De acordo com o DETRAN, o aumento foi sugerido em virtude de o índice de aprovação no Estado ser considerado bastante baixo. Ainda de acordo com o Detran, existe uma necessidade enorme de reformular os testes, já que a avaliação aplicada é a mesma há 40 anos. Ainda existe o agravante de que os exames práticos não comprovam se o candidato tem condições de dirigir nas rodovias e sob chuva.
Mais importante que discutir a dificuldade de passar no exame é garantir que o motorista chegue às ruas preparado para enfrentar o trânsito. Cabe uma discussão à respeito na escolas, onde temos as primeiras noções a respeito do trânsito e de segurança.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *