Como escolher uma boa oficina mecânica para seu carro

Como escolher uma boa oficina

Por mais cuidadoso que seja o motorista, sabemos que ninguém está a salvo de um imprevisto. Um arranhão, um retrovisor quebrado, um amassado na lataria…quem nunca passou por uma situação assim?  Ou até mesmo os serviços de praxe como alinhamento, troca de óleo. Todo e qualquer reparo que necessite de um mecânico pode trazer algum tipo de insegurança. Afinal, como escolher uma boa oficina para o carro? Reunimos aqui algumas dicas para que você escolha uma boa oficina para seu carro.

Indicação: Perguntar aos amigos, vizinhos e colegas de trabalho que tenham carro. Afinal, um trabalho bem feito é propaganda garantida, e o melhor, sem risco de “surpresas” ao buscar o carro na oficina.

Orçamento: Ao fazer o orçamento do seu carro, tudo tem de ser bem explicado e um prazo deve ser estipulado. A oficina deve emitir uma ficha detalhando o estado do veículo, nível de combustível, os equipamentos e acessórios, quilometragem e etc. O Procon recomenda que antes de contratar a execução do conserto, o cliente peça um orçamento formal. Nele vêm listados os serviços que precisam ser executados, as peças com defeito e os valores de cada item, incluindo a mão-de-obra.

Peças originais: Caso seja necessário a compra de alguma peça, e se você preferir deixar a cargo do mecânico comprar o que é necessário, deve deixar claro se quer itens originais e novos – pois de acordo com o Artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, se o cliente não fala nada a respeito as peças, as mesmas devem ser originais. Se o dono do veículo aceitar o uso de itens recondicionados, deverá deixar uma autorização por escrito com a oficina.

Garantia de 90 dias: Todo serviço prestado pela oficina deve ter um prazo de garantia 90 dias, segundo o Procon. Caso algum serviço não saia de acordo com o tratado, ou volte a dar problema, a oficina deve reparar gratuitamente, devolver o dinheiro, ou devolver a diferença de valor entre o que foi contratado e o que acabou sendo executado. É importante ressaltar que para ter direito a garantia, o serviço de Proteção e Defesa do Consumidor alerta que é necessário pedir a nota fiscal.

Antes de retirar o automóvel da oficina, é importante verificar se ele se encontra nas mesmas condições em que foi deixado, checando se não há arranhões, amassados ou outros estragos. Com esses pequenos cuidados, dificilmente você terá problemas na escolha de uma oficina.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

1 comentário

  • Bruno Sena disse:

    Pessoal, já pensou em um 99taxi para oficinas mecânicas? O 1ª Marcha é exatamente isso, donos de veículos encontram as melhores oficinas mecânicas, recebem ofertas online e agendam um horário com a oficina mais próxima pela internet e com confiança. Se você já ficou com pé atrás com uma oficina mecânica ou precisou de fazer um serviço para seu carro e não sabia onde levar, acesse e experimente: http://www.1marcha.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *