Vantagens do etanol como combustível

| Autor: Jeniffer Elaina

O assunto está sendo discutido há muito tempo. Além da gasolina e do diesel, há possibilidade de uso do etanol como combustível no Brasil. Mas quais são suas reais vantagens? Acompanhe o texto e descubra!

Conhecido como álcool etílico, ou mesmo apenas como álcool, o etanol é um composto químico usado para muitos fins.

Como para a produção de bebidas alcoólicas, incluindo o vinho, licor e cerveja. Ele também faz parte da composição de alguns medicamentos, produtos de beleza, perfumes, solventes e desinfetantes.

Antes de tudo, porém, o etanol é um combustível ecológico e alternativo. Ele pode ser usado puro ou misturado com a gasolina.

Suas vantagens são diversas, mas também é preciso atenção. Por vezes, vale mais a pena abastecer o carro com gasolina do que com o álcool.

A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o etanol e suas particularidades. Continue lendo!

Vantagens do etanol como combustível

O que é o etanol?

O etanol é um biocombustível de origem vegetal. No Brasil, grande parte do produto é produzido a partir da cana de açúcar.

Nos Estados Unidos, por outro lado, é mais comum o combustível gerado com o uso do  milho. Ainda é possível obtê-lo a partir da beterraba, mandioca e de outros vegetais.

São três os tipos de etanol disponíveis nos postos de combustível: o etanol comum, o etanol aditivado e a gasolina misturada ao etanol.

Quando deseja abastecer apenas com álcool, a escolha mais acertada do consumidor é pela versão comum.

Já a gasolina, normalmente, possui até 26% de álcool a cada litro. A mistura dos componentes tem como objetivo baratear a produção da gasolina. Assim como de diminuir a emissão de gases na atmosfera.

Quais as vantagens do uso do álcool combustível em relação à gasolina?

Uma das principais vantagens do álcool combustível em relação à gasolina e outros produtos, como o diesel, é seu baixo custo de produção. Afinal de contas, o produto é derivado de itens naturais, de fácil cultivo e manuseio.

Ao mesmo tempo, o etanol é um combustível mais limpo. Isso porque, ele não é um combustível fóssil, como os outros obtidos a partir do petróleo.

Logo, a emissão de gases na atmosfera é menor, tanto em sua produção, quanto durante seu uso.

A plantação da matéria-prima do álcool, como a cana-de-açúcar, também ajuda nessa preservação da atmosfera, graças à fotossíntese. O processo absorve parte do CO2 do ar e libera ar puro.

Também é comum que o etanol garanta maior potência ao veículo. Essa garantia ocorre porque o combustível alcança grande taxa de compressão. Quanto maior a taxa de compressão em um motor, maior seu rendimento.

Ainda assim, não existem apenas vantagens na troca da gasolina pelo álcool etílico. Na verdade, o etanol é consumido 30% mais rápido no motor dos veículos.

Por isso, a escolha pelo combustível só é interessante quando o seu preço é, pelo menos, 30% mais barato do que o custo da gasolina no posto.

Utilizar o etanol puro também só é indicado para veículos preparados para este combustível. Ou para veículos que contam com a tecnologia Flex.

As vantagens do etanol como combustível

Álcool polui menos

Estima-se que, se comparado a combustíveis como a gasolina, o etanol emite 25% menos gases poluentes na atmosfera.

Considerando que o aquecimento global tem resultado em condições cada vez mais extremas, diminuir a emissão de gases é sempre importante.

A produção do álcool também polui menos. Inclusive considerando que a sua matéria-prima limpa o ar enquanto ainda está plantada, por meio da fotossíntese.

É mais barato

Em época de safra, o custo do etanol nos postos costuma ser bastante baixo. Isso acontece porque a produção nacional do produto é intensa, e não gera a dependência de produtores estrangeiros.

Solúvel em água

Quando acidentes acontecem com o vazamento da gasolina, a poluição fluvial é enorme. Afinal, o combustível não se mistura ao líquido.

O etanol, por sua vez, consegue se misturar, e não há risco de contaminação tão intensa da água ou solo.

Tem produção simples

O processo para produção do etanol é uma vantagem da utilização do álcool como combustível. Isso porque, ele pode ser considerado mais fácil e barato do que a produção de combustíveis fósseis.

Segundo projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), essas características podem, até 2030, garantir a produção de até 3,4 bilhões de litros de etanol de milho ao ano no Brasil.

É renovável

O petróleo, ainda uma das principais fontes de combustível no mundo, vai acabar. Isso porque, o produto é fóssil, e se desenvolve após apenas milhões de anos.

A demanda por combustível, por outro lado, não chegará ao fim. O etanol, então, aparece como uma ótima fonte renovável, dependendo apenas da plantação de produtos como o milho e a cana-de-açúcar.

Desvantagens do álcool

Há grande gasto de energia para a produção

Apesar do processo de produção do álcool ser considerado simples, ele costuma demandar muita energia.

Matéria-prima é limitada

Para garantir a preservação do meio ambiente, são várias as leis brasileiras que limitam as áreas para a agricultura.

As normas são essenciais e cheias de vantagens, mas também limitam a área para cultivo do milho, cana-de-açúcar e outras fontes de biocombustível.

Por isso, torna-se difícil expandir de forma rápida a produção do álcool. Inclusive porque, muitos dos produtos de origem vegetal também são utilizados para alimentação.

Pode prejudicar motores não adaptados

Apenas os carros adaptados ao etanol, ou Flex, podem utilizar desse tipo de combustível. Do contrário, há grande desgaste das peças do veículo.

Não é eficiente no frio

Em temperaturas abaixo de 13º, o etanol perde a sua capacidade de combustão. Por isso, pode ser bastante difícil ligar o veículo caso o produto não esteja associado a gasolina.

Agora você já sabe quais são as vantagens e desvantagens do uso do etanol como combustível. Sempre que possível, associe o combustível à gasolina, e então você garantirá maior eficiência do seu motor.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

2 Comentários

  • Renato says:

    Oi,

    E as desvantagens?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Renato,

      Obrigada por comentar em nosso site.
      As desvantagens estão citadas abaixo das vantagens:

      “Entre as desvantagens estão:

      O fato de não ser um combustível alternativo totalmente ecológico.
      O gasto de energia para a produção.
      O etanol tipo bioetanol precisa de muitos terrenos de cultivo para obter matéria prima, portanto, mais terras precisarão ser desmatadas para o seu cultivo ou haverá terrenos para a produção de alimentos.”

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *