Você sabe como funciona o seguro do seu automóvel?

Smartia Seguros - Você sabe como funciona o seguro do seu automóvel?

Quando compramos um carro, a primeira precaução que se toma é a contratação do seguro. O ponto de partida para contratação do seguro consiste na cotação de valores. Após a avaliação das suas necessidades como segurado, são realizadas as cotações junto às seguradoras. Após a contratação do seguro, o segurado avalia as cotações e escolhe a opção mais adequada, considerando o preço e os benefícios oferecidos. A seguradora dispõe do prazo legal de 15 dias para avaliar o risco e emitir a apólice ou recusar a proposta.

Como funciona o seguro de carros em relação ao valor do prêmio?

O prêmio é o valor do seguro em si, sendo que ele pode ser cobrado de forma integral ou parcelada.  O valor é calculado com base na análise de risco que considera diferentes fatores.

Muitas analises estatísticas são feitas como índice de roubos de veículos por modelos, perfil das pessoas que mais se envolvem em acidentes, locais onde há maior incidência de roubos e furtos, históricos de condução, histórico de sinistros e outros.

Assim, após a seguradora avaliar essas informações ele consegue estabelecer o valor do prêmio de acordo com a análise dos indicadores e dados fornecidos pelo formulário de análise de risco.

Quanto ao Pagamento

Você pode optar de acordo com o suas necessidades e com as possibilidades que a seguradora oferece, por exemplo, débito em conta, boleto bancário ou até mesmo cartão de crédito. Pode ser que a seguradora solicite uma vistoria prévia de seu automóvel, para verificar seu estado de conservação. Por isso é muito importante confirmar os dados de contato no momento da contratação do seguro.

Recebimento da Apólice

Após a aceitação do risco, a seguradora emite uma apólice que é enviada ao segurado, contendo as condições do seguro e boletos bancários, quando for o caso. Grande parte das seguradoras envia as apólices diretamente ao endereço do segurado, por isto é importante confirmá-lo na contratação e atenção – somente as seguradoras emitem apólices de seguros.

Coberturas do seguro

Outro item importante a saber como funciona o seguro de veículos é me relação as coberturas. São elas que irão indicar quais são as proteções que o seu carro tem, como será coberto e valores indenizatórios.

Existem basicamente dois tipos de coberturas: as básicas e opcionais. As básicas costumam ter os mesmos itens em todas as seguradoras e contemplam: roubo, incêndio, colisão, danos causados por alagamento, granizo, raios, etc.

As coberturas adicionais podem variar de uma seguradora para outra e podem ser contratadas de forma avulsa ou em pacote.

Vale ressaltar que o carro só estará protegido contra as coberturas contratadas. Se por exemplo, não possui a cobertura adicional para vidros e eles foram quebrados em um impacto, será preciso desembolsar o valor total do reparo. Por isso, é de extrema importância saber como funciona o seguro automotivo se não quiser pagar caro por isso.

Procedimentos no caso de sinistro

Primeiramente, o que é sinistro?

Sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora. No caso de sinistro o segurado deve atentar para as providências necessárias para que tudo corra bem para o recebimento da indenização.

Para que você não seja pego desprevenido na ocorrência de algum imprevisto, é aconselhado ter o número da central de atendimento da seguradora em locais de fácil acesso, por exemplo, no celular, porta-luvas do carro, adesivo, para que se possa avisar os sinistros e chamar os serviços de assistências. No caso de acidente de automóvel, elaboramos um guia rápido que contém orientações de como proceder em emergências.

Casos emergenciais de acidentes

Procure ficar calmo e divida as tarefas se possível. Afaste as pessoas e veículos das pistas de rolagem. É importante nunca remover do veículo pessoas que apresentem danos corporais para evitar lesões mais sérias, especialmente na coluna.

Caso haja pessoas presas nas ferragens e/ou incêndio ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, fone 193. Sinalize o local acionando o pisca-alerta e coloque o triângulo (do porta-malas) a uma distância segura para evitar novos acidentes (limite da pista 80 km/h, 80 passos longos; 100 km/h, 100 passos… em caso de chuva, neblina, fumaça ou à noite dobre a distância).

Acione os telefones de urgência: 190 – POLÍCIA MILITAR ou 191 – POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, 198 – POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, 192 – SAMU – SERV. DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (acidentes com vítimas), 193 – CORPO DE BOMBEIROS (pessoas presas a ferragens, incêndio, locais instáveis como valas e ribanceiras, vazamento de líquidos)

Dica: Existem aparelhos telefônicos ao longo das rodovias com pedágio

Verifique a situação das vítimas e adote se possível as medidas de primeiros socorros, procure também identificar os envolvidos no acidente (placas dos veículos, objetos, pessoas e dados para contato) e também de eventuais testemunhas (isto é importante para evitar surpresas como inversão de culpa e acionamentos judiciais alegando, por exemplo, omissão de socorro).

Após isso, registre uma ocorrência policial relatando os acontecimentos, os envolvidos, as causas e os danos provenientes do acidente. Registre preferencialmente no local do acidente ou numa delegacia mais próxima.

Se possuir seguro, comunique o sinistro na central de atendimento da seguradora. Este canal também deverá orientar sobre a remoção do veículo para uma oficina, o retorno ou prosseguimento de viagem para os passageiros, bem como todos os demais procedimentos emergenciais com os bens segurados e as pessoas envolvidas.

Se houver veículos terceiros envolvidos, solicite a eles que não consertem os carros antes de uma vistoria da seguradora (normalmente em até 48 horas do aviso). As oficinas credenciadas geralmente dão desconto na Franquia e tem seu serviço avaliado pela seguradora (dê preferência às oficinas indicadas pela central de atendimento).

A cobertura para carro reserva (quando contratada) dá direto a um carro de locadora pago pela seguradora até o conserto do veículo ou a constatação de indenização integral. Em alguns casos esta cobertura é liberada somente quando o veículo é encaminhado para oficinas referenciadas da seguradora.

Alterações na apólice (endossos) O segurado deve informar ao corretor ou diretamente à seguradora eventual alterações no seguro.

Dica: É importante informar estas alterações para evitar problemas na ocorrência de sinistros.

Em casos de roubo e furto

Se o carro foi roubado ou furtado, o mais comum é que a pessoa fique tão nervosa que não saiba o que fazer. Depois de se acalmar é hora de começar a tomar as providências.

A primeira coisa a ser feita é procurar a polícia para fazer uma boletim de ocorrência, assim o carro poderá ser procurado pelas autoridades responsáveis. O BO também é um registro do ocorrido.

Depois disso é hora de entrar em contato com a seguradora ou com o corretor para comunicar o ocorrido e receber todas as orientações de como funciona o seguro de carros e o que precisa ser feito nesse caso.

Todos os trâmites serão informados e será preciso aguardar para verificar se o veículo seja encontrado. Será preciso enviar toda a documentação para que a seguradora possa pagar a indenização caso o veículo não seja localizado.

É necessário saber como funciona um seguro de automóvel, pois a indenização pode demorar até 30 dias para ser paga a contar da data em que o documento foi enviado.

A indenização integral só será paga se o veículo não for recuperado ou se ele for localizado, mas com danos que superem 75% do valor do carro.

Se por algum motivo ele estiver intacto não haverá pagamento da indenização. Já se os danos forem inferiores e 75% do preço do veículo, será cobrada a franquia para que seja feito o reparo.

Cancelamento do seguro

O seguro pode vir a ser cancelado, caso o segurado deseje e em alguns casos como, por exemplo, a venda do bem, ou por parte da seguradora, no caso de, por exemplo, por falta de pagamento dos prêmios. Nestes casos é utilizada uma tabela de proporcionalidade para o cálculo do prêmio e eventuais restituições ao segurado e também do período de cobertura do seguro.

 Renovação do seguro       

Normalmente os corretores, ou em alguns casos as seguradoras fazem contato com o segurado um período antes do vencimento da apólice para oferecer a renovação do seguro.

Dica: Confirme seus dados, informe eventuais alterações ainda não realizadas através de endossos. Aproveite para avaliar se as coberturas estão adequadas às suas necessidades.

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