Você sabe como funciona o seguro do seu automóvel?

Smartia Seguros - Você sabe como funciona o seguro do seu automóvel?

Querendo entender melhor como funciona o seguro do seu automóvel? Descubra nesse artigo todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto.

Quando compramos um carro, uma das primeiras preocupações que temos é em relação a contratação do seguro. Essa, além de ser uma ação que precisa ser feita com base em muita pesquisa e cotação de valores, também é algo que desperta muitas dúvidas.

É preciso que o cliente avalie bem suas necessidades como segurado, faça as cotações junto às seguradoras. E depois de receber todas as propostas e avaliá-las até que encontre a mais adequada em relação a preço e os benefícios oferecidos. O segurado deve entrar em contato com a empresa escolhida e aceitar a contratação. A seguradora por sua vez, dispõe do prazo legal de 15 dias para avaliar o risco e emitir a apólice ou recusar a proposta.

Mas, durante esse período, ou mesmo após a contratação você pode se pegar pensar se realmente sabe como funciona o seguro do seu automóvel.Esse artigo foi criado para que você não tenha mais essa dúvida. E passe a entender melhor como funciona o seguro do seu carro, acompanhe.

O que é, e como funciona o seguro do seu automóvel?

O seguro de automóvel é um serviço que protegerá o segurado (cliente que o contrata) de situações de risco não esperadas. Sua contratação deve ser feita através de um corretor de seguros, que lhe ajudará a escolher o serviço mais adequado para seu perfil.

Assim que a contratação for feita, será preciso que você pague o valor do prêmio, ou seja, o preço pela prestação do serviço. E a partir desse momento, a seguradora estará comprometida a lhe pagar uma indenização, caso o bem segurado, no caso o seu veículo, sofra um dos sinistros previstos na apólice, que é o contrato do serviço.

Como funciona o seguro de carros em relação ao valor do prêmio?

O prêmio é o valor do seguro em si, que pode ser cobrado de forma integral ou parcelado.  Ele é calculado com base na análise de risco, que considera diferentes fatores. Como análises estatísticas do índice de roubos de veículos por modelos, perfil das pessoas que mais se envolvem em acidentes, locais onde há maior incidência de roubos e furtos, históricos de condução, histórico de sinistros e outros.

Após a seguradora avaliar todas as informações, juntamente com os dados fornecidos pelo formulário de análise de risco. A empresa consegue estabelecer o valor do prêmio.

Vistoria prévia

A seguradora pode solicitar uma vistoria prévia de seu automóvel, para verificar o estado de conservação do seu veículo, e se ele realmente condiz com o relatado no formulário de contratação do serviço. Por isso, é muito importante confirmar os dados de contato no momento da contratação do seguro. E em hipótese alguma mentir ou omitir informações sobre as condições do carro.

Quanto ao Pagamento

O pagamento pode ser de acordo com as suas necessidades e com as possibilidades que a seguradora oferece, por exemplo, débito em conta, boleto bancário ou até mesmo cartão de crédito.

Recebimento da Apólice

Após a aceitação do risco, a seguradora emite uma apólice que é enviada ao segurado, contendo as condições do seguro e boletos bancários, quando for o caso. Grande parte das seguradoras envia as apólices diretamente ao endereço do segurado, por isto é importante confirmá-lo na contratação e atenção – somente as seguradoras emitem apólices de seguros.

Coberturas do seguro

Outro item importante a saber como funciona o seguro de veículos é em relação às coberturas. São elas que irão indicar quais são as proteções que o seu carro tem, como será coberto e valores indenizatórios.

Existem basicamente dois tipos de coberturas: as básicas e opcionais. As básicas costumam ter os mesmos itens em todas as seguradoras e contemplam:

  • Roubo,
  • Incêndio,
  • Colisão,
  • Danos causados por alagamento,
  • E danos promovidos por causas naturais como granizo, raios, etc.

As coberturas adicionais podem variar de uma seguradora para outra e podem ser contratadas de forma avulsa ou em pacote.

Vale ressaltar que o carro só estará protegido contra as coberturas contratadas. Se, por exemplo, não possui a cobertura adicional para vidros e eles foram quebrados em um impacto, será preciso desembolsar o valor total do reparo. Por isso, é extremamente importante saber como funciona o seguro automotivo se não quiser pagar caro por isso.

É comum também que a maioria dos seguros ofereça uma assistência 24 horas, que presta serviços como guincho, chaveiro e outros. Todos de maneira gratuita e sem serem considerados como sinistro.

Existem ainda as coberturas que não protegem seu veículo e sim pessoas. Um bom exemplo é a cobertura chamada APP –Acidentes Pessoais de Passageiros. Que protege quem estiver circulando dentro do seu carro de acidentes, prevendo indenizações por invalidez ou morte.

Outra cobertura que também fornece essa proteção extra e a de terceiros, que cobre danos materiais, físicos ou morais causados a outras pessoas caso se provoque um acidente de trânsito.

Procedimentos no caso de sinistro

Primeiramente, o que é sinistro?

Sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora. No caso de sinistro o segurado deve atentar para as providências necessárias para que tudo corra bem para o recebimento da indenização.

Para que você não seja pego desprevenido na ocorrência de algum imprevisto, é aconselhado ter o número da central de atendimento da seguradora em locais de fácil acesso, por exemplo, no celular, porta-luvas do carro, adesivo, para que se possa avisar os sinistros e chamar os serviços de assistências. No caso de acidente de automóvel, elaboramos um guia rápido que contém orientações de como proceder em emergências.

Casos emergenciais de acidentes

Procure ficar calmo e delegue as tarefas se possível. Afaste as pessoas e veículos das pistas de rolagem. É importante nunca remover do veículo, pessoas que apresentem danos corporais para evitar lesões mais sérias, especialmente na coluna.

Caso haja pessoas presas nas ferragens e/ou incêndio ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, fone 193. Sinalize o local acionando o pisca-alerta e coloque o triângulo (do porta-malas) a uma distância segura para evitar novos acidentes (limite da pista 80 km/h, 80 passos longos; 100 km/h, 100 passos… em caso de chuva, neblina, fumaça ou à noite dobre a distância).

Acione os telefones de urgência: 190 – POLÍCIA MILITAR ou 191 – POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, 198 – POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, 192 – SAMU – SERV. DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (acidentes com vítimas), 193 – CORPO DE BOMBEIROS (pessoas presas a ferragens, incêndio, locais instáveis como valas e ribanceiras, vazamento de líquidos)

Dica: Existem aparelhos telefônicos ao longo das rodovias com pedágio

Verifique a situação das vítimas e adote se possível as medidas de primeiros socorros, procure também identificar os envolvidos no acidente (placas dos veículos, objetos, pessoas e dados para contato) e de eventuais testemunhas (isto é importante para evitar surpresas como inversão de culpa e acionamentos judiciais alegando, por exemplo, omissão de socorro).

Após isso, registre uma ocorrência policial relatando os acontecimentos, os envolvidos, as causas e os danos provenientes do acidente. Registre preferencialmente no local do acidente ou numa delegacia mais próxima.

Se possuir seguro, comunique o sinistro na central de atendimento da seguradora. Este canal também deverá orientar sobre a remoção do veículo para uma oficina, o retorno ou prosseguimento de viagem para os passageiros, bem como os demais procedimentos emergenciais com os bens segurados e as pessoas envolvidas.

Se houver veículos terceiros envolvidos, solicite a eles que não consertem os carros antes de uma vistoria da seguradora (normalmente em até 48 horas do aviso). As oficinas credenciadas geralmente dão desconto na Franquia e tem seu serviço avaliado pela seguradora (dê preferência às oficinas indicadas pela central de atendimento).

A cobertura para carro reserva (quando contratada) dá direito a um carro de locadora pago pela seguradora até o conserto do veículo ou a constatação de indenização integral. Em alguns casos esta cobertura é liberada somente quando o veículo é encaminhado para oficinas referenciadas da seguradora.

Alterações na apólice (endossos) O segurado deve informar ao corretor ou diretamente à seguradora sobre eventuais alterações no seguro.

Dica: É importante informar estas alterações para evitar problemas na ocorrência de sinistros.

Em casos de roubo e furto

Se o carro foi roubado ou furtado, o mais comum é que a pessoa fique tão nervosa que não saiba o que fazer. Depois de se acalmar é hora de começar a tomar as providências.

A primeira coisa a ser feita é procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência, assim o carro poderá ser procurado pelas autoridades responsáveis. O BO também é um registro do ocorrido.

Depois disso é hora de entrar em contato com a seguradora ou com o corretor para comunicar o ocorrido e receber todas as orientações de como funciona o seguro de carros e o que precisa ser feito nesse caso.

Todos os trâmites serão informados e será preciso aguardar para verificar se o veículo seja encontrado. Será preciso enviar toda a documentação para que a seguradora possa pagar a indenização caso o veículo não seja localizado.

É necessário saber como funciona um seguro de automóvel, pois, a indenização pode demorar até 30 dias para ser paga a contar da data em que o documento foi enviado.

A indenização integral só será paga se o veículo não for recuperado ou se ele for localizado, mas com danos que superem 75% do valor do carro.

Se por algum motivo ele estiver intacto não haverá pagamento da indenização. Já se os danos forem inferiores e 75% do preço do veículo, será cobrada a franquia para que seja feito o reparo.

Entende melhor o que é a franquia

A franquia é um valor, estipulado na apólice no momento da contratação do serviço, que deve ser pago sempre que o seguro for acionado para cobrir danos parciais. Ou seja, danos com custos avaliados como menores que 75% do valor do veículo. Nesses casos, o segurado paga a franquia é a seguradora providenciará os reparos necessários.

Nos casos de perda total, quando os danos são iguais ou superiores a 75% do valor do veículo. O segurado não paga a franquia, apenas é indenizado conforme o previsto na apólice. A franquia também é isenta nos casos de coberturas para terceiros e no acionamento da assistência 24 horas.

Cancelamento do seguro

O seguro pode vir a ser cancelado, caso o segurado deseje e em alguns casos como, por exemplo, a venda do bem, ou por parte da seguradora, no caso de, por exemplo, por falta de pagamento dos prêmios. Nestes casos é utilizada uma tabela de proporcionalidade para o cálculo do prêmio e eventuais restituições ao segurado edo período de cobertura do seguro.

Renovação do seguro

Normalmente os corretores, ou em alguns casos as seguradoras contatam o segurado um período antes de o vencimento da apólice para oferecer a renovação do seguro.

Dica: Confirme seus dados, e informe eventuais alterações ainda não realizadas através de endossos. Aproveite para avaliar se as coberturas estão adequadas às suas necessidades.

Esses são os principais pontos que devem serentendidos em relação ao funcionamento do seguro do seu automóvel. Se você ainda tiver dúvidas, fale conosco. Ficaremos felizes em esclarecê-las ou mesmo realizar uma cotação de seguro de automóvel para você.

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