Preciso renovar o seguro, e agora?

Compartilhe em suas redes:

Preciso renovar o seguro, e agora? - Smartia Seguros

O seguro de automóvel é uma garantia que o condutor tem de que, caso haja algum acidente ou pane com o veículo ou com terceiros, ele terá um respaldo da companhia seguradora.Muitas das vezes, saber que se pode contar com um guincho quando há uma pane elétrica ou uma colisão, é uma tranquilidade para o motorista.

 

O que fazer na hora de renovar segurode carro?

Anualmente é preciso renovar seguro de carro. Para que o veículo não fique descoberto, por isso é importante ficar atento à data de renovação de seguro de automóvel. Em geral, as seguradoras costumam entrar em contato com o cliente para saber se quer continuar com a empresa. Neste momento, o cliente deve buscar informações sobre bônus, a cobertura e outros detalhes a respeito da renovação do serviço.

Mas vale ressaltar que é interessante não esperar esse contato da empresa de seguros, já que a grande maioria delas sempre o faz em cima da hora, com o intuito de não dar tempo ao cliente para pesquisar em outras empresas e eventualmente, encontrar condições melhores.

Para evitar contratempos, é ideal também aproveitar o momento da renovação de seguro de automóvel para comunicar eventuais mudanças no perfil do contratante. É importante informar se existem motoristas novos na casa (caso seu filho tenha acabado de completar 18 anos), assim como informar mudança de endereço da residência ou do trabalho, se o veículo fica em garagem ou se é estacionado na rua, etc.

Deixar para a última hora pode fazer com que atrase a vistoria e fique sem a cobertura para seu veículo.  Ao renovar o seguro, confira se a nova proposta contempla os bônus e benefícios adquiridos no tempo e que estavam incluídos na apólice antiga.

 

Quando é a melhor época para fazer a renovação de seguro auto?

O período ideal para fazer a renovação de seguro auto é pelo menos com 40 dias de antecedência do vencimento da sua apólice, assim você terá 10 dias para pesquisar em outras empresas de seguro, e ver se vale a pena renovar com a sua seguradora ou contratar o serviço em outra.

Optando pela renovação com a sua seguradora, existe um prazo de até 30 dias para que a renovação seja efetivada, portanto, se você utilizar esse prazo de 40 dias, não deixará seu carro desprotegido, nem renovando no caso de renovação, e nem no caso de contratação de uma nova empresa.

 

Considerações importantes na hora de renovar o seguro auto

No momento em que for renovar seu seguro é interessante que você esteja atento a algumas considerações importantes, que são:

  • Prazo de renovação, geralmente ele gira em torno de 30 dias;
  • Vantagens oferecidas pela sua seguradora para fazer a renovação;
  • Compare, é fundamental pesquisar em outras empresas e comparar valores e benefícios;
  • Bônus, você não precisa se prender a sua empresa atual por causa dele;
  • Informe-se sobre a credibilidade das empresas pesquisadas;
  • Saiba quais são os meios de comunicação com a empresa, quanto mais fáceis melhor;
  • Passe sempre informações verdadeiras, não omita nenhum dado;
  • Procure saber todas as possibilidades existentes para baratear seu seguro.

 

Quanto pagarei na renovação do meu seguro?

Esse valor dependerá de fatores como alterações cadastrais, caso você opte por inserir mais um motorista e qual é a idade dele, ou uma possível mudança de endereço seja residencial ou profissional, além de considerar sua classe de pontos, que lhe fornece descontos.

Por exemplo, se não houver nenhuma alteração na sua apólice, e você possuir uma boa margem de bônus, é possível que você pague um valor bem inferior ao comparado do ano anterior. Já se você incluir um novo motorista com idade entre 18 e 26 anos, ou tenha alguma alteração de endereço, ou condições de garagem passando a deixar seu carro na rua no período em que trabalha, por exemplo, você poderá pagar um valor maior que o do ano anterior, mesmo com o bônus.

 

Posso perder minha classe de bônus caso troque de seguradora?

Não, isso não poderá acontecer.A classe de bônus nada mais é do que um sistema de pontuação existente em todas as empresas de seguro, que premia os motoristas por boa conduta, oferecendo descontos e serviços. Ou seja, é um desconto oferecido aosegurado a partir do seu segundo ano de seguro, ele é conferido quando o seguro não é acionado para a cobertura de qualquer sinistro durante o ano.

A cada ano que seu seguro é renovado sem ser acionado, você sobre um ponto na classe de bônus, assim como se ele for acionado, você perde um ponto.

Trocar a seguradora na hora da renovação do seu seguro não acaba com seu bônus, pois essa é uma pontuação pessoal e absolutamente intransferível. Isso quer dizer que esses pontos são seus e não da empresa de seguros.

Logo, optando por trocar de empresa você poderá sim levar seubônus, e garantir bons descontos na nossa seguradora. E não esqueça de estar atento a sua classe de bônus, já que quanto maior for sua classe de bônus, informação que deverá ser anexada junto a sua apólice de renovação, menor deverá ser o valor do seu seguro.

 

Vale a pena instalar equipamentos de segurança?

Se você ainda não possui equipamentos de segurança no seu carro como rastreadores e bloqueadores, vale sim a pena instalar um, esses equipamentos antifurto costumam reduzir muito o valor das apólices.

Os descontos nessa situação podem chegar até 20%, portanto, pesquise com as empresas pesquisadas o valor do desconto caso você tenha o equipamento no veículo, e faça a escolha mais acertada.

Quer fazer a cotação do seguro agora? É fácil, acesse o site da Smartia e veja o preço na hora em várias seguradoras.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *