Como escolher o seguro que melhor se adequa às minhas necessidades?

Compartilhe em suas redes:

Existem diversas companhias de seguros funcionando no Brasil, da mesma forma que existem vários tipos de seguros sendo comercializados em cada uma dessas empresas. Tendo isto em mente, é necessário compreender que a escolha do melhor seguro para o seu automóvel não pode, e nem deve, ser feita apenas com base no preço oferecido.

Pense que escolher o seguro automóvel que irá contratar é semelhante à escolha de um carro. Além de saber o preço, é necessário saber quais são as características de cada modalidade de seguro e contrapor aquilo que é oferecido com aquilo que você acredita que precisa. Esta, muito provavelmente, é a parte mais demorada do processo. No entanto, uma pesquisa mais detalhada sobre os tipos de seguros existentes, o renome das seguradoras e os valores praticados são alguns dos pontos que podem fazer com que a sua decisão seja tomada de forma mais consciente, diminuindo a margem para arrependimentos futuros.

Alguns dos pontos que devem ser tidos em consideração na hora da contratação de um seguro são: Risco, Coberturas, Vigência e Bônus, Franquia e Prêmio.

Risco

As seguradoras entendem como risco a probabilidade que existe de algum incidente acontecer, ou seja, se quem contrata o seguro do veículo tem um historial de sinistros, a seguradora poderá entender que o risco de algo acontecer com aquele veículo é maior, o que pode elevar o preço do seguro. Outro detalhe importante é o cuidado com o veículo, um carro bem cuidado demonstra o perfil de um motorista cuidadoso, o que é sempre bem visto pelas seguradoras.

Neste ponto há ainda a desmistificação de uma crença popular, ao contrário do que muitas pessoas acreditam as mulheres têm fama de dirigirem melhor e terem menos acidentes do que os homens. Exatamente por isso, quando quem faz o seguro é uma mulher, há mais probabilidades de a seguradora acreditar que o risco naquele seguro é inferior do que se o mesmo fosse feito por um homem.

 

Smartia Seguros - Como escolher o seguro que melhor se adequa às minhas necessidades?

 

Coberturas

As coberturas estão relacionadas com a proteção garantida contra o risco de um determinado evento. No entanto, existem dois tipos distintos de coberturas praticadas pelas seguradoras. A cobertura básica está relacionada com o casco do veículo e, por norma, compreende incidentes como incêndio, colisão e roubo. Já as coberturas adicionais variam de acordo com a intenção de quem faz o seguro, podendo abranger equipamentos e acessórios instalados no veículo (kit gás, blindagem), serviços (carro reserva, assistência 24h), atividades profissionais (no caso de automóveis usados como instrumento de trabalho) e limite de cobertura (valor de novo).

Vigência e Bônus

A vigência do seguro é o período de tempo pelo qual o seguro é válido, podendo variar de acordo com a apólice escolhida. Já o bônus se relaciona com o acionamento do seguro, funcionando como uma mais valia que diminui o valor do seguro caso este não seja acionado dentro do seu período de vigência.

Prêmio

O prêmio é, no fundo, o valor pago à empresa seguradora pelo seguro. Este valor é calculado de acordo com o risco, as coberturas, a vigência e o bônus, podendo aumentar ou diminuir consoante cada uma das variáveis.

 

Aqui na Smartia você poderá encontrar todas as possibilidades de seguro para o seu carro com todo o conforto da sua casa.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *