O perigo de usar o celular ao volante

27 de janeiro de 2012

Dirigir exige uma série de capacidades mentais que coincidem com as que utilizamos ao falar no telefone. Quando estamos em uma ligação tendemos a imaginar, involuntariamente, a imagem do interlocutor, desviando a atenção do fluxo do trânsito e reduzindo pela metade o nosso potencial de direção. Outro grande vilão é a mensagem de texto. A sms desvia a concentração e, conseqüentemente, atrapalha a leitura de placas, percepção de sinais e agilidade na mudança de marcha. Quando atendemos uma ligação ou escrevemos uma sms, retardamos a nossa capacidade de reação e decisão.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir falando ao celular caracteriza uma infração média, com perda de quatro pontos na carteira de habilitação (CNH) e uma multa de R$ 85,13.

Com o avanço da tecnologia já foram desenvolvidas ferramentas para coibir o uso de celular no trânsito. Aplicativos para celulares como Cell Case e o Mãos no Volantes estão se tornando populares. O primeiro foi criado por programadores americanos e é capaz de bloquear as funções de aparelhos que estiverem se movendo a mais de 8km/h. Já o segundo,  bloqueia as chamadas e mensagens durante o tempo que você estiver dirigindo

Caso você não tenha acesso à nova tecnologia, use recursos básicos para se prevenir. Se estiver ao volante e a ligação for importante, pare o carro e atenda.  Para evitar complicações deixe o telefone dentro da bolsa. Com o avanço da tecnologia, você não vai perder a ligação. O telefone tocando é um apelo irresistível ao ser humano.

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *