Como enfrentar um alagamento

 

Verão é época de se preocupar com as chuvas e, consequentemente, com as enchentes que podem provocar muitos danos aos automóveis. Se você for pego desprevenido por um dilúvio, sabe o que fazer para evitar que seu carro corra riscos? Para ajudar em situações como essa, reunimos algumas dicas que podem ser úteis.

Caso seja inevitável fugir da enchente faça uma análise visual do local. Se mais da metade da roda do carro estiver encoberta evite a travessia, pois se torna muito arriscado.

Se tiver de atravessar uma região alagada, o ideal é engatar uma marcha baixa (primeira ou segunda) e manter a aceleração constante, a uma velocidade de 15km/h. Para evitar a formação de ondas e a entrada de água no sistema, é importante não trocar de marcha, ou reduzir e depois acelerar.

Quando a enchente acabar é importante checar os freios. A água pode encharcar pastilhas e lonas de freio, prejudicando a frenagem em um primeiro momento. Recomenda-se que  o motorista trafegue em baixa velocidades e freie de forma constante, isso ajuda a aquecer o disco e as lonas, além de limpar o sistema de freios.

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *