Deixar o carro na mão de terceiros pode virar dor de cabeça. Para isso, é preciso entender qual risco você corre caso o manobrista bata o seu carro e um amigo ou namorada pegue o carro emprestado e sofra um acidente. Por lei, as empresas que atuam com manobristas devem ter um seguro para pagar a franquia caso o funcionário bata com o veículo do cliente. O consumidor apenas deve ficar atento aos flanelinhas e às empresas que atuam na informalidade. Nesses casos, é necessário fazer um boletim de ocorrência e acionar a seguradora. Se você emprestar o carro para um amigo ou namorado, que tenha habilitação válida, não esteja embriagado e use o carro eventualmente, a seguradora pagará. Caso contrário, você terá de arcar com a despesa. Para garantir o pagamento da indenização em situações como essa, é preciso inclui-los como motoristas na apólice do seguro e pagar por isso.
2 Comentários
Um sobrinho que tem acesso a minha casa na minha ausência, pois estava viajando pegou o carro sem minha autorização e causou um acidente sem vítimas. Teve danos materiais e segundo o B.O da polícia apresentava sinais de embriaguez (tem CNH). A seguradora paga os prejuízos?
Olá, Verônica!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente!