Dirigir exige uma série de capacidades mentais que coincidem com as que utilizamos ao falar no telefone. Quando estamos em uma ligação tendemos a imaginar, involuntariamente, a imagem do interlocutor, desviando a atenção do fluxo do trânsito e reduzindo pela metade o nosso potencial de direção. Outro grande vilão é a mensagem de texto. O SMS desvia a concentração e, consequentemente, atrapalha a leitura de placas, percepção de sinais e agilidade na mudança de marcha. Quando atendemos uma ligação ou escrevemos um SMS, retardamos a nossa capacidade de reação e decisão.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir falando ao celular caracteriza uma infração média, com perda de quatro pontos na carteira de habilitação (CNH) e uma multa de R$ 85,13.
Com o avanço da tecnologia já foram desenvolvidas ferramentas para coibir o uso de celular no trânsito. Aplicativos para celulares como Cell Case e o Mãos no Volantes estão se tornando populares. O primeiro foi criado por programadores americanos e é capaz de bloquear as funções de aparelhos que estiverem se movendo a mais de 8km/h. Já o segundo, bloqueia as chamadas e mensagens durante o tempo que você estiver dirigindo
Caso você não tenha acesso à nova tecnologia, use recursos básicos para se prevenir. Se estiver ao volante e a ligação for importante, pare o carro e atenda. Para evitar complicações deixe o telefone dentro da bolsa. Com o avanço da tecnologia, você não vai perder a ligação. O telefone tocando é um apelo irresistível ao ser humano.