O Smartia decidiu decifrar o temido dicionário do “segurês” para você. Afinal de contas, nosso grande objetivo é facilitar a sua vida quando o assunto é seguro. Hoje, vamos conhecer algumas das principais palavras, de A a F.
AVARIA – Termo empregado para falar dos danos/ estragos às mercadorias, neste caso, no automóvel.
AVISO DE SINISTRO – É quando você entra em contato com a seguradora para avisar sobre algum dano sofrido pelo seu carro – batida, amasso ou algo do gênero.
BENEFICIÁRIO – É a pessoa física ou jurídica que é beneficiada pela indenização em caso de sinistro.
BÔNUS – É o desconto oferecido ao cliente no momento da renovação do contrato, quando o seguro não é utilizado naquele ano. As condições são estabelecidas por cada seguradora, mas pertencem ao motorista. Se ele troca de seguradora, pode levar o bônus com ele.
CANCELAMENTO DE APÓLICE – É a dissolução antecipada do contrato de seguro, de comum acordo, ou quando ocorre o pagamento da apólice ao segurado. Quando a decisão de cancelar o contrato vem apenas de uma das partes (segurado ou segurador), chama-se rescisão.
COBERTURA – É a proteção contra determinado evento. Como, por exemplo, cobertura contra terceiros.
ENDOSSO – É um documento que promove alterações no contrato de seguro vigente. A modificação, alteração ou correção de qualquer dado de um contrato de seguro só é possível mediante endosso.
FRANQUIA – É o valor pago pelo cliente em caso de sinistro de dano parcial ao veículo. O sinistro somente será informado à Seguradora se o valor dos prejuízos for superior ao valor da franquia.