Você tirou carta há pouco tempo, mas ainda sente medo ou dificuldades para estacionar seu veículo? Acompanhe esse artigo e veja um guia completo para perder o medo e conseguir fazer uma baliza perfeita!

Quando o assunto é dirigir existe uma coisa que sempre preocupa os motoristas, especialmente os recém habilitados, ou aqueles que ainda estão tirando a CNH: a temível baliza.

Saber estacionar seu veículo de maneira correta já é bem difícil para algumas pessoas, mas, para outras, chega a parecer uma missão impossível conseguir fazer uma baliza perfeita. Por isso, preparamos um guia completo para perder o medo e conseguir fazer a baliza dos sonhos. Acompanhe.

Guia para perder o medo e fazer uma baliza perfeita
Imagem: Getty Images

Conheça todas as variações de baliza existentes

Não, você não leu errado, existe sim mais de um tipo de baliza. Na verdade, existem três variações de baliza, e todas realizadas de maneiras diferentes. Mas, se seu foco é aprender a fazer uma baliza perfeita para passar na prova do Detran, então você só precisa se ocupar com uma. No entanto, é interessante conhecer os demais tipos e eles são:

  • Estacionar fazendo baliza em uma vaga na rua;
  • Estacionar em uma vaga de 45°;
  • Estacionar em uma vaga de 90°.

O primeiro modo de estacionar é o mais importante para uma pessoa que está tirando carta, e além de ser mais simples de ser feito do que se imagina, é sobre ele que falaremos mais nesse artigo.

Quanto tempo é preciso para fazer uma baliza perfeita

Por mais que essa pareça uma manobra complicada, trata-se de algo bem tranquilo de ser feito e mais rápido do que se pensa. Um motorista de dons comuns é completamente capaz de fazer a baliza perfeita em apenas 30 segundos. Já os mais experientes conseguem fazer em menos tempo.

Por que as pessoas possuem medo de realizar a baliza

A maior parte das pessoas possuem medo de realizar a baliza simplesmente por acreditarem que se trata de uma tarefa difícil de ser feita. Nos testes de baliza do Detran, este é o que mais reprova candidatos a CNH. E em grande parte das vezes, a reprovação acontece apenas porque os aspirantes a motorista estavam muito nervosos.

Guia completo para fazer uma baliza perfeita

Veja a seguir um guia completo, de acordo com o Detran, de como fazer a baliza perfeita, e não tenha mais receios em relação a essa situação:

  1. Sinalize o início da baliza

O início da baliza sempre deve ser sempre feito com a sinalização, basta dar seta na direção em que deseja estacionar, e depois com o braço esticado para fora do veículo também sinalizar movimento-o para cima e para baixo. Essa sinalização é obrigatória, pois, você está em uma posição irregular (parado em fila dupla). Fazendo esse gesto com o braço mostrará aos demais motoristas que parou em fila dupla apenas para estacionar.

  1. Alinhe o carro e inicie a baliza

Depois de sinalizar, alinhe seu veículo junto com o que está à frente a vaga onde pretende estacionar. Primeiro alinhe o seu espelho com o do carro estacionado a frente a vaga que você pretende parar, e depois, leve o carro uns 30 ou 40 centímetros para frente.

  1. Colocando o veículo na vaga

O carro está alinhado? Então vamos começar. Engate a ré e, supondo que sua vaga seja do lado direito da rua, gire completamente o volante para a direita. Acelere até que o carro esteja em uma posição onde, a lanterna traseira do veículo a frente da sua vaga esteja no meio da porta de passageiro do seu carro. E desse mesmo ponto, você consiga enxergar o farol direito dianteiro do carro de trás, através do espelho esquerdo do veículo.

  1. Finalizando o alinhamento do carro

Quando você estiver nesse ponto mencionado acima, é hora de girar o volante completamente para a esquerda. E sem medo continuar acelerando. Não há com o que se preocupar, esse ponto é o exato para que você consiga fazer uma baliza perfeita, sem sofrimento, nem colisões. Depois de entrar com o veículo por completo na vaga, basta voltar o volante em 180°, levar o veículo para a frente e desligar a seta.

Pronto, você acabou de realizar uma manobra perfeita, e de maneira muito tranquila e rápida. Veja na ilustração a seguir os movimentos descritos acima:

Guia para perder o medo e fazer uma baliza perfeita
Fonte: www.flatout.com.br

Conheça os demais tipos de baliza

Agora que você já sabe como fazer uma baliza perfeita e não terá mais problemas com a prova do Detran, ou mesmo no dia a dia, quando for preciso estacionar o carro na rua. Conheça os outros quatro tipos de baliza que existem:

Como estacionar em uma vaga de 45°

Talvez essa seja a vaga mais simples de se colocar um carro. O mais importante nesse tipo de baliza é que você tenha certeza de que o veículo caberá na vaga, e mantenha ele o mais distante possível antes de começar a manobra. Veja como estacionar em uma vaga de 45°:

Ligue a seta na direção em que irá estacionar e alinhe o seu veículo de maneira que as portas dianteiras do carro que está dirigindo, cheguem a primeira linha da vaga onde pretende estacionar.

Depois de alinhado, gire o volante completamente na direção do espaço em que irá estacionar e acelere vagarosamente, assim que estiver com o veículo na metade da vaga. Gire o volante em 180° deixando as rodas viradas para frente e acelere até que o veículo entre por completo na vaga. Pronto, você acaba de fazer a baliza dos sonhos em uma vaga de 45°.

Guia para perder o medo e fazer uma baliza perfeita
Fonte: Euquerodirigir

Como estacionar em uma vaga de 90°

Para conseguir parar em uma vaga de 90° a primeira coisa que você deve se preocupar é em fazer isso de ré, apenas de parecer mais difícil, é o modo mais recomendado, já que, com o veículo nessa posição você terá mais espaço para virar as rodas do eixo dianteiro, e assim manobrar melhor o veículo.

  1. Espelho

Alinhe o espelho do seu carro com aquele que está parado duas vagas depois daquela que em que você pretende parar. Não se esqueça de manter uma boa distância dos veículos.

  1. Volante

Gire o volante completamente na direção da vaga (se essa estiver à direita, vire o volante para a direita). Engate a ré e acelere, devagar. Acompanhe toda a manobra pelos espelhos.

  1. Rodas

Quando o carro entrar na vaga, gire o volante em 180°, alinhando as rodas dianteiras para a frente, e termine de colocar o carro na vaga.

Veja a seguir uma ilustração dos passos 1,2 e 3 para estacionar em uma vaga de 90°:

Guia para perder o medo e fazer uma baliza perfeita
Fonte: www.transitoideal.com.br

Dica para estacionar na garagem

O modo mais indicado de estacionar em uma garagem, especialmente as residenciais, é de ré. Apesar de exigir um pouco experiência do motorista, essa é a maneira mais segura entrar na garagem, especialmente quando se tem crianças e animais de estimação em casa, ou por perto. Ao entrar de ré na garagem, quando você for sair, além de ser mais fácil, você evitará acidentes como batidas e atropelamentos. O passo a passo para fazer essa manobra é o mesmo que para estacionar em uma vaga de 90°.

Nesse artigo você aprendeu a teoria de como fazer uma baliza perfeita em três tipos diferentes de vagas de estacionamento. Agora é só praticar e colocar de vez um fim no medo de estacionar o carro.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *