Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Você quer entender de uma vez por todas o que diferencia o seguro táxi de um seguro para carro de passeio? Quer saber mais informações sobre o seguro para táxi? Então acompanhe esse artigo e entenda melhor as diferenças entre esses serviços e as vantagens!

Os riscos referentes a colisões, problemas mecânicos e outros como roubos ou furtos são altos para qualquer pessoa que possua um carro e circule com ele diariamente.

No entanto, quando falamos de taxistas, esses riscos se tornam ainda maiores.

Entre os motoristas mais expostos a riscos de trânsito estão os taxistas, que circulam em diversas localidades, levando passageiros desconhecidos, além de terem quilometragem mais alta, maiores riscos de roubo, entre outros.

Exatamente por esse motivo, diversas empresas de seguro oferecem seguros específicos para este tipo de veículo, para que em casos de sinistro os taxistas não fiquem sem seu instrumento de trabalho e não tenham que arcar prejuízos causados a outros.

Neste artigo mostraremos como essas coberturas funcionam e o que as diferenciam de um seguro para carro de passeio.

O que diferencia o seguro táxi de um seguro para carro de passeio

Por que um taxista deve contar com um seguro auto para táxis?

Como mencionado anteriormente, independentemente do tipo de veículo ou uso dele é importante contar com um bom seguro auto nos dias de hoje.

E quando falamos de taxistas esse serviço se torna ainda mais importante.

Esses profissionais dependendo do veículo para trabalhar, e passar o dia e as vezes a noite inteira circulando pelas cidades, levando desconhecidos de um ponto a outro.

Além de sofrerem com um maior desgaste das peças e consequentemente estarem mais propensos a ter problemas mecânicos e elétricos.

Eles também estão mais sujeitos a acidentes e furtos ou roubos, tanto de bens pessoais e dinheiro dele e de seus passageiros, como do próprio veículo.

Por isso, contar com uma cobertura adequada de seguro auto tão importante.

Principalmente quando estamos falando de uma cobertura específica para esses profissionais.

Que além de ter preços mais justos ainda dispõem de serviços mais adequados e benefícios mais interessantes para os taxistas.

O que o seguro auto para táxi cobre?

De modo geral, as coberturas oferecidas pelas seguradoras para este nicho do mercado incluem colisão, incêndio, roubo e furto, além de cobertura para danos pessoais e terceiros, como passageiros que estavam no táxi no momento do sinistro.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Existem ainda alguns adicionais que podem ser contratados pelo segurado caso ele considere necessário, para uma maior proteção de seu carro. Entre eles estão:

  • Cobertura para vidros,
  • Acessórios do carro,
  • Assistência 24 horas,
  • Carro reserva,
  • Lucros cessantes,
  • E muito mais.

Como funcionam os valores do seguro para táxi?

Em qualquer empresa que você pesquisar, encontrará um valor mais caro de seguro auto para um táxi do que para um veículo particular de passeio.

Isso é normal, afinal o táxi está muito mais exposto a riscos que um carro comum.

Ou seja, sim o valor de um seguro para táxi é mais caro do que para outros tipos de carros, devido ao alto risco a que ele está exposto.

No entanto, quando falamos de uma cobertura específica, é possível encontrar valores mais acessíveis ou mesmo condições de pagamento mais justas.

Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Mas atenção, de nada servirá o seguro se o segurado tentar “enrolar”, fazendo a apólice para veículo de passeio.

Afinal, em casos de sinistro, será exigida uma série de documentações onde consta se o carro é de passeio, táxi, ou para outra finalidade.

Desta forma, caso não conste que é um táxi, a indenização pode ser negada.

Como contratar um seguro para táxi?

A contratação do seguro táxi é bem parecida com os demais, passando pela escolha do tipo de franquia da apólice e outras coberturas inclusas, vistoria do carro, até o fechamento do contrato.

Vale ressaltar a importância de buscar uma seguradora ágil, pois, em casos de sinistro, o veículo não poderá ficar muito tempo parado, uma vez que é a ferramenta de trabalho do taxista.

Portanto, além de pesquisar preços e benefícios, procure conhecer a prestação de serviço da seguradora.

Uma boa maneira de fazer isso é pesquisando o índice de satisfação da empresa no site do Reclame Aqui.

Vantagens de contratar um seguro auto para táxi

Algumas das principais vantagens oferecidas pelas seguradoras em um seguro auto para táxi são:

  • Reposição veicular em caso de perda total pelo valor de um 0Km nos primeiros 6 meses;
  • Desconto exclusivo para a emissão do CSV – Certificado de Segurança Veicular anual de carros que são convertidos para sistema Gás Natural Veicular;
  • Desconto para serviços como ar condicionado;
  • Desconto em redes credenciadas de estacionamentos;
  • Assistência residencial;
  • E muito mais.

O que difere um seguro de táxi de um seguro comum?

O seguro para táxi é diferente do seguro de carros de passeio (ou ‘particulares’), especialmente no que diz respeito à burocracia na hora de saldar os custos de um sinistro.

Por isto, é muito importante escolher bem a seguradora e o que incluir na apólice.

Para saber qual a melhor opção, o primeiro passo é fazer uma cotação de seguro ampla.

Além desse diferencial, existem outros fatores que também são importantes na comparação entre o seguro auto para táxi dos demais são:

  • O maior risco de acidentes;
  • Maiores chances de assaltos;
  • E itens opcionais como lucros cessantes e carro reserva.

Qual a importância da tabela FIPE para os seguros para táxi?

A tabela FIPE serve para determinar o valor do automóvel segurado, assim como o que deverá ser pago em caso de sinistro caracterizado como perda total.

Ela funciona como um meio de referência de valores de mercado dos carros no Brasil.

Os preços encontrados nela, são baseados em pesquisas de mercado feitas pela “Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE”.

Essa é uma tabela tão importante que até mesmo o cálculo do IPVA é feito baseado nela.

A variação de cobertura relacionada a tabela FIPE, nos seguros de auto ocorrem por diversos motivos, entre eles, marca do carro e modelo, estado de conservação, procedência do veículo, região por onde circula e muito mais.

Como funciona a classe de bônus para os taxistas?

A classe de bônus do seguro auto para os taxistas funciona da mesma maneira que para os motoristas de carros de passeio.

Imagem
Cote o seu seguro auto online!

Ou seja, a cada um ano de contrato com um seguro auto, em que o motorista não acionou o seguro nem uma vez, ele acumula um ponto em sua classe de bônus.

Esses pontos são vinculados ao CPF dos taxistas e podem ser usados para gerar bons descontos, seja na contratação de uma nova cobertura em qualquer outra seguradora, ou da apólice na mesma empresa.

Dicas para evitar outros problemas com seu táxi

Além dos problemas relacionados a acidentes e falhas mecânicas, os taxistas estão diariamente expostos a situações de risco como roubos, sequestros e muito mais.

Por isso, vale a pena dar algumas dicas simples para que esses profissionais possam evitar outros problemas, uma vez que todos aqueles relacionados ao carro estão cobertos por um bom seguro auto.

Veja quais são essas dicas:

  1. Observe sempre seus passageiros

Pessoas mal intencionadas quando entram em um táxi costumam apresentar sinais comportamentais diferentes, como transpiração excessiva, tremor, nervosismo, ansiedade etc. por isso, esteja atento aos sinais que seus passageiros estão demonstrando.

  1. Fique de olho na movimentação fora do carro

Quanto mais atento ao movimento no exterior do seu carro você estiver, menores serão os riscos de ser surpreendidos por bandidos no farol, por exemplo, e perder todo o lucro do seu dia ou colocar sua vida em risco.

  1. Contrate um seguro de vida

Se você tem família e depende de um táxi para viver e sustentar os seus, vale a pena considerar a contratação de um seguro de vida juntamente com o seguro do seu carro.

Assim, se você sofrer um acidente e ficar com alguma sequela física que te impeça de trabalhar ou mesmo vier a perder a vida, sua família não ficará desamparada.

  1. Tome sempre cuidados básicos

Evite deixar seu táxi parado com os vidros e portas abertas ou mesmo com a chave no contato. Por mais que você conheça a região, nunca se sabe quem pode passar por ali, então tenha cuidado.

Agora que você conhece melhor o funcionamento do seguro auto para táxi, todos os benefícios que esse serviço pode oferecer e sabe como contratá-lo.

Procure quanto antes um corretor de sua confiança e comece a fazer suas cotações de seguro auto para táxi. Lembre-se, quanto mais completa for a sua cobertura, melhor será.

mulher saindo do carro
Cotação personalizada e rápida para o seu veículo!
Avalie este post

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Matheus says:

    Olá,

    Se eu faço um seguro para meu Táxi com carro reserva e ocorre um sinistro, como é feito? Vocês pagam em dinheiro os dias parados ou um veículo reserva? Porque vocês não podem me dar um táxi reserva, não é verdade?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Matheus,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para fazer a cotação de seguro, você precisa preencher o formulário em: https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente

  • Edvino Claas says:

    Eu tenho um taxi grand siena tetrafuel ano 2014 modelo 2015 Durante o ano tive dois sinistros sem culpa. Não consigo renovar o meu seguro.As companias só querem seguros sem sinistro. Eu faço seguro para me proteger das despesas que eventualmente acontecem. Como foi com migo.