Novas placas de carros já estão valendo no estado de São Paulo

novas placas de carro

Desde o início deste mês, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) implementou um novo formato para as placas de carros de todo o Estado de São Paulo. A partir de agosto, as novas placas contam com código de barras e lacres rastreáveis, que passam a ser exclusivamente amarelos. Veículos já emplacados não precisam fazer nenhuma alteração.

A medida vale para veículos 0km e automóveis que precisarem fazer uma nova placa, como é o caso de quem faz a transferência interestadual ou intermunicipal do documento do carro, muda de categoria, ou sofre um sinistro, como perda, roubo ou furto da placa/veículo.

As novas placas devem ampliar a segurança de condutores e veículos. Com elas, haverá o monitoramento das peças e maior controle no processo de emplacamento, além do acompanhamento das empresas fornecedoras e mais segurança na hora da identificação e fiscalizações de trânsito, através de um sistema informatizado.

Outra alteração está no tamanho das placas de motos, maiores a partir deste mês. Ainda outra mudança é que a comercialização das placas não será mais feita em empresas credenciadas, mas apenas em postos do Detran-SP, que irão oferecer entre 20 combinações alfanuméricas (letras e números) para que o proprietário do carro possa escolher.

O emplacamento custa R$ 100,84 e a taxa pode ser paga pela rede bancária. O proprietário do veículo não deve pagar custos adicionais para empresas licitadas para realizar o serviço de emplacamento.

Em 2012, uma película refletiva também passou a ser obrigatória, com a finalidade de melhorar a visibilidade durante a fiscalização de trânsito.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*