Tabela FIPE: no que ela influencia no mercado de automóveis?

tabela fipe

Todos os meses, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga uma tabela atualizada, com o preço médio dos veículos no mercado brasileiro. Esta pesquisa, chamada de Tabela FIPE, serve como referência para cálculos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), e negociações como compra, venda e financeiras. As seguradoras também a utilizam como referência para calcular o valor do veículo segurado, quando, por exemplo, ocorre algum dano ao carro e é necessária a indenização.

A Tabela FIPE disponibiliza tanto o preço de automóveis 0km como o valor de carros usados a partir do ano de 1985. O mesmo é feito com caminhões e motos. Mas atenção, a indenização do seguro auto é feita com base no valor estimado pela Tabela FIPE no mês do pagamento da indenização, e não do mês em que o seguro foi contratado, ou quando ocorreu o sinistro. Assim, se o sinistro ocorrer em agosto, mas a indenização vier apenas em setembro, vale o valor do veículo na tabela em setembro, ainda que o seguro tenha sido acionado imediatamente após o sinistro.

Em caso de perda parcial do veículo, cujo reparo custe menos de 75% do valor do carro pela Tabela FIPE, a seguradora deve se responsabilizar pelo reparo (tendo o segurado que pagar a franquia, que é sua participação nos prejuízos). Mas se os custos do conserto ficarem acima de 75%, a indenização deverá ser integral, considerando como perda total do carro.

Outro fator importante: no caso de compra e venda de um veículo, a Tabela FIPE serve como indicador do preço, mas não é o único determinante. Fatores como cor, tipo de pintura, acessórios no carro, localização do veículo e seu estado de conservação também influenciam nas negociações, entre outros.

COMO PESQUISAR A TABELA FIPE – É possível acompanhar o valor de seu carro no site da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para obter o preço médio, basta preencher a marca, o mês, marca, modelo e ano do veículo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

01 Comentário

  1. Eduardo disse em 19 Sep às 9:17 pm :

    Uma boa dica é ver o gráfico de depreciação (que é baseado na tabela fipe) no http://www.cardata.com.br.

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*