Quatro dicas para a bateria do carro durar mais

bateria do carro

Você tenta dar partida no carro e vê que ele não funciona. Quem já passou por esta situação sabe que uma das primeiras desconfianças é de que a bateria descarregou. Mas, o que ocasiona isso e como evitar?

A bateria é uma peça vital para o veículo, pois é através dela que é feito o arranque do carro. Além disso, ela fornece a energia para componentes elétricos, como rádio, alarme, faróis, entre outros. De modo geral, seu ciclo de vida pode chegar até quatro anos, mas há fatores que prejudicam sua vida útil. Confira algumas dicas para a bateria do carro durar mais:

1 – Não dê partida no carro com equipamentos funcionando, como rádio, faróis ou ar-condicionado, isto pode descarregar a bateria em poucas horas, além de diminuir sua vida útil, já que exige mais carga. A propósito, as luzes dos faróis podem ser uma forma de diagnosticar se a bateria está fraca; luz irregular, por exemplo, pode indicar problemas no alternador do carro, responsável por recarregar a bateria.

2 – Ainda sobre deixar equipamentos ligados, o rádio, mesmo que no modo de espera (stand-by), consome energia da bateria, assim como outros equipamentos. Portanto, o costume de tirar a parte da frente do rádio para evitar assaltos pode ser adotado sempre, e não só em situações de risco.

3 – Quem vai deixar o carro parado por mais de 20 pode deixá-lo com alguém que possa utilizá-lo, ou pelo menos desligar o cabo do terminal positivo. Isto porque, veículos parados também consomem energia.

4 – Não somente os equipamentos elétricos podem descarregar a bateria do carro, mas também quando ela está mal conectada. Por exemplo, um problema no alternador faz com que a bateria seja usada, mas não recarregada. Isto pode ser verificado através de um voltímetro ou multímetro; procure um bom mecânico para ajudá-lo a verificar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*