Trailers de lanche: segurança para carros com função comercial

food truck

Criatividade e originalidade para novos modos de ganhar dinheiro. Quase toda cidade tem trailers de lanche, mas nem todos os estabelecimentos conseguem se tornar um ponto tradicional, com opção diferenciada, lanches únicos, bom preço e pouca formalidade, sem perder de vista a qualidade do serviço. Por isto, é preciso conhecer bem o próprio negócio e valorizar sua função comercial, investindo não só em estrutura, mas também em qualidade do serviço e segurança.

Uma providência básica é buscar uma seguradora que possa atender às necessidades do veículo e de seu proprietário/empreendedor. No Brasil, a maioria das adaptações de veículos para fins comerciais é feita em kombis e vans, mas há também os automóveis que têm uma carroceria acoplada. Por isto, como não há um tipo específico de seguro para trailer, o seguro auto será “adaptado” de acordo com o perfil do segurado, função do carro e estas adaptações.

Vale ressaltar que os riscos que o trailer apresenta são determinantes para o preço do seguro. Isto porque, em qualquer seguro de carros, mesmo que para automóveis comuns – chamados de “veículos de passeio”, o valor varia de acordo com o perfil do condutor, modelo do carro, para quê é usado, entre outros fatores. E não é diferente nos casos dos trailers, por isto, durante a avaliação da seguradora, além dos fatores comuns, também serão considerados riscos adicionais.

É o caso, por exemplo, de um trailer que carrega um tanque de propano, que serve para abastecer geradores que vão produzir eletricidade. O vapor do propano é altamente inflamável e muito perigoso quando inalado. Além disso, se o tanque tiver vazamentos por ser mal utilizado ou mal transportado, pode provocar incêndios, explosões e intoxicação por monóxido de carbono. O mesmo risco ocorre com o botijão de gás GLP, produto bastante perigoso e que requer autorização e cuidados próprios.

Outro risco que deverá influenciar no preço do seguro está relacionado a roubo, afinal, o investimento em estrutura, equipamentos, ferramentas e produtos alimentícios é bem alto, o que agrega valor financeiro ao automóvel/empreendimento. Além disso, com o fluxo de clientes, há entrada de dinheiro no caixa diariamente, o que pode atrair ladrões. E atenção, de nada adianta mentir para a seguradora; quanto mais detalhada for a apólice, mais garantias de segurança o proprietário do trailer terá, até porque, a seguradora pode se recusar a pagar indenizações em casos cujo segurado omite informação só para pagar mais barato.

Por isto, lembre-se, investir na segurança do negócio é fundamental e vai muito além de uma questão financeira; quem opta, por exemplo, por materiais anti-chamas valoriza seu negócio mas, principalmente, a protege vida de seus funcionários e clientes. Também é interessante garantir que a carga transportada dentro do veículo e também na área externa esteja bem guardada, para que não estrague a qualidade do produto, e aparelhos e ferramentas não caiam no caminho de outros carros, ocasionando acidentes.

A certificação do município, com alvará de funcionamento e fiscalização da vigilância sanitária para poder comercializar comida também são essenciais; além de cumprir a lei, fica mais fácil para que a seguradora faça uma cotação equivalente à função comercial do automóvel. E uma última dica básica e fundamental: lembre-se que ao fazer maiores adaptações em seu veículo você precisa, obrigatoriamente, alterar as características do carro na documentação, o que só pode ser feito com autorização do Denatran e do Inmetro. Caso contrário, ele não pode circular, podendo ser apreendido.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

2 Comentários

  1. Flavio disse em 18 Oct às 5:28 pm :

    Compramos uma kombi lanches equipada para produçao de sanduiches, queremos fazer seguro, podem nos ajudar?
    aguardo retorno

    flavio

  2. Flavio disse em 18 Oct às 5:29 pm :

    temos uma kombi lanches e queremos fazer seguro. podem nos ajudar?
    aguardo
    flavio

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*