Aumento de carros blindados mostra insegurança do motorista; veja dicas para quem quer o serviço

carro blindado

Com tanta insegurança nas ruas, o aumento na procura pela blindagem de carros tem se tornado mais expressivo a cada ano. Para se ter uma ideia, somente em 2013, mais de dez mil veículos receberam este tipo proteção no Brasil. Números que demonstram como a criminalidade vem fazendo com que os proprietários de seus automóveis, muitas vezes, optem pela segurança da blindagem, ao invés de investir em carros que sejam apenas mais luxuosos.

Segundo a última pequisa publicada pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), a previsão da produção das Empresas Associadas para o ano de 2014 é de 10.704 automóveis, chegando ao fim do ano com uma frota total estimada em 143.942 veículos blindados em todo o Brasil. Há quatro anos seguidos este número de blindagem de carros vem batendo recordes.

De acordo com a mesma pesquisa, no segundo semestre de 2013, 57% dos clientes que blindam seus carros foram homens e 43% mulheres. Mas, tanto para eles como para elas, a faixa etária de clientes que mais busca pelo serviço é a mesma, de 30 a 39 anos. Os veículos mais blindados foram:

Tiguan (VW)
Corolla (Toyota)
Jetta (VW)
Evoque (Land Rover)
XC 60 (Volvo)

No mesmo período, as profissões que mais buscaram pela blindagem dos carros foram executivos/empresários, com 70%. Em seguida vieram artistas/cantores com 15%; juízes com 8%; e políticos com 7%. E a insegurança é maior no estado de São Paulo: dos carros blindados, mais da metade são paulistas, alcançando 63,04%. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 12,18%. Bem distante, Pernambuco fica na terceira posição com 6,37%; Ceará em quarto,com 5,95%, e Bahia em quinto,com 2,84%.

DICAS PARA QUEM QUER BLINDAR O CARRO

Uma pessoa pode gastar  R$ 50 mil para blindar seu veículo, ou mais, dependendo da marca e modelo do carro, o que é um valor significativo. Por isto, quem decide fazer este tipo de investimento precisa estar atento ao serviço que irá pagar.

Antes de mais nada, é fundamental procurar por empresas sérias, que saberão instalar o produto, irão vender materiais adequados e farão a proteção completa. Por isto, verifique se a blindagem também será feita em maçanetas, retrovisor e na separação entre porta-malas e banco traseiro, entre outros locais que parecem “detalhes”, mas fazem total diferença para garantir a proteção do motorista e passageiros.

Como o carro todo é desmontado para a blindagem, boas empresas irão garantir que nenhuma peça de acabamento fique solta. De qualquer modo, atente-se a ruídos que podem denunciar peças mal colocadas e confira as borrachas de vedação, a fim de evitar infiltrações.

Um carro blindado pode pesar até 170 quilos a mais, por isto, amortecedores e freios se desgastam mais rápido. Também devido ao peso, botões do vidro elétrico podem deixar de funcionar, e as portas, quando ficam abertas por muito tempo podem desalinhar com o peso. Vale cuidar, ainda, para que o ar-condicionado esteja sempre funcionando bem, já que as janelas ficarão quase sempre fechadas. Além disso, o motorista deverá sempre evitar fechar a porta com a janela aberta, o que pode facilitar para o vidro não trincar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*