Quando é permitido circular com seu carro por faixas exclusivas e corredores de ônibus

corredores e faixas exclusivas de ônibus

Desde o início de 2013, a prefeitura de São Paulo vem aumentando a quantidade de faixas exclusivas e corredores de ônibus pela cidade, com uma operação chamada “Dá Licença para o ônibus”, que busca priorizar o transporte coletivo como uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana e solucionar alguns dos sérios problemas de congestionamento e poluição da cidade. A alternativa é bem polêmica, mas, favoráveis ou não, os motoristas da capital paulista precisam estar atentos aos locais onde estão estas faixas e corredores e quais os horários permitidos para circular em cada um, afinal, não respeitá-los resulta em perda de pontos na carteira e pagamento de multa.

Em primeiro lugar vamos entender a diferença entre os corredores de ônibus e as faixas. Os corredores são reservados à circulação exclusiva e em período integral dos ônibus. Eles sempre ficam à esquerda da pista e, além dos ônibus, apenas táxis (com passageiros), viaturas da polícia, ambulância, bombeiros e automóveis da equipe de manutenção e fiscalização do sistema de transporte podem utilizar. Não é permitida a circulação de veículos de carga, de tração animal e de bicicletas.

Em São Paulo, nos dias úteis, veículos comuns (“de passeio”) podem circular pelos corredores de ônibus apenas entre 23h00 e 4h00. Nos finais de semana, a pista fica liberada das 15h00 de sábado até as 4h00 da segunda-feira. Nos feriados, o horário é das 0h00 às 4h00. Quem transita no corredor de ônibus está cometendo uma infração grave. Assim, o motorista pode levar 5 pontos na carteira e pagar multa de R$ 127,69.

Já as faixas exclusivas para ônibus têm horários variados, pois sua regulamentação é de acordo com o local e a placa instalada para sinalizar cada trecho. Elas ficam sempre à direita da pista e – a diferença dos corredores – taxistas não têm permissão para trafegar por estas faixas. Aliás, veículos comuns apenas podem circular nas faixas exclusivas para ônibus para ter acesso a garagens e conversões à direita para a outra via. Quem transita na faixa exclusiva para pedestres está cometendo uma infração leve. Por isto, o motorista perde 3 pontos na carteira e paga multa de R$53,20.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

9 Comentários

  1. Sarkis Pamboukian Neto disse em 15 Jan às 11:10 am :

    Fui multado no dia 02/11/2015 (feriado nacional) com uma multa por trafegar na faixa exclusiva de onibus na Av. Aricanduva, (multa gravíssima e sete pontos na carteira) está correto.

  2. Marcelo Gil Gomes disse em 1 Feb às 4:48 pm :

    No dia 25 12 2015, Natal, fui multado na Av, 23 de Maio e na Radial Leste, É um absurdo multar em pleno feriado. Não há grande movimentação de ônibus. As faixas não foram feitas p dias complicados. É uma armadilha (para não dizer um roubo). O que posso fazer.

  3. Amauri Magalhães Góes disse em 4 Apr às 3:51 pm :

    Fui multado na av radial leste no domingo à tarde após as 14:00 horas nossa pensei q era liberado alguém pode me ajudar ta fod
    …….

  4. JOSÉ CARLOS disse em 23 May às 2:12 pm :

    Fui multado na faixa exclusiva de ônibus, na avenida Conde Frontin ,no dia 21-04-16, isto pode acontecer é feriado neste dia,como faço para cancelar essa multa,que acho abusiva por ser feriado .

  5. sandra disse em 25 May às 12:21 am :

    BOA NOITE
    FUI MULTADA NA FAIXA DE ÔNIBUS NA AV. AGUIA DE HAIA NO DIA 21 DE ABRIL 2016 FERIADO. já LI TUDO QUE SE REFERE AS FAIXAS DE ÔNIBUS E ESTÁ ESCRITO QUE POSSO TRAFEGAR SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS. iSSO PROCEDE O QUE DEVO FAZER. obrigada AGUARDO RESPOSTA

  6. Adriano lins disse em 29 May às 9:38 pm :

    Fui multado na avenida aricanduva no feriado nacional, no dia 21 de abril, às 17:10, por transitar na faixa exclusiva para ônibus. Gostaria de saber se não permitido a circulação nos dias feriado?

  7. Adriano lins disse em 29 May às 9:42 pm :

    Eu fui multado em pleno feriado nacional do dia 21 de abril por circular na faixa exclusiva para ônibus na avenida Aricanduva. Gostaria de saber se é permitido ou não a circulação nos dias feriado.

  8. edgard disse em 8 Jun às 10:53 am :

    fui multado na Av interlagos nº 519 onde tenho a permissão para a convergência devido ter a faixa de continuidade

  9. Fábio disse em 11 Jul às 7:54 am :

    É isso aí tem que ser multado mesmo ! fica atrapalhando quem está trabalhando! Só para cortar o trânsito trânsito!

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*