3 dicas para identificar problemas no freio de seu carro

problemas com freio

Barulhos estranhos, luz acesa no painel, trepidações ao frear. O freio do carro fazem parte de um complexo sistema e é preciso estar atento a qualquer sinal do veículo pedindo por socorro. Confira três dicas para saber o que pode estar errado com o freio de seu veículo:

1) Ruídos ao frear – Se o freio do carro começar a “assobiar”, as pastilhas podem estar desgastadas. Outro fator que causa ruídos estranhos são pastilhas de má qualidade. Seja no primeiro ou no segundo caso, substitua o jogo de pastilhas o quanto antes, em oficinas de confiança.

2) Luz acesa no painel – Há mais de uma possibilidade para a luz do freio acender no painel de seu carro; em todas é preciso ficar bem alerta. Pode ser que o sistema esteja apresentando vazamento no circuito (tubulação, cilindro mestre e pinça), ou é hora de repor o reservatório do fluido de freio.

3) Pedal tremendo ao frear – Não é normal o pedal do freio tremer*. Isto pode indicar problemas no sistema, como falha na suspensão ou folga nos rolamentos de roda. Por isto, se o carro começar a vibrar ao frear, verifique o que está causando o problema, para evitar danos maiores.

*Exceção – Como dito acima, é preciso estar atento caso, ao frear, você sinta o carro tremer. Entretanto, vale lembrar que o pedal de freios ABS, obrigatórios em carros novos desde o início deste ano, também trepida um pouco em freadas maisbruscas. De qualquer modo, neste caso o pedal treme levemente; trepidações maiores devem ser verificadas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*